O músico e guitarrista Les Paul, um dos pioneiros no desenvolvimento da guitarra elétrica e dono de uma marca de instrumentos com seu nome, morreu nesta quinta-feira, 13, aos 94 anos, por conta de uma pneumonia, segundo informações do Hospital White Plains, em Nova York.

Mas o trabalho de Les Paul, não fica só na guitarra. Les Paul, cujo nome real é Lester William Polfus, inventou o sistema de gravação múltipla, que permite ao artista gravar o som de vários instrumentos em momentos diferentes e depois fundir as gravações para formar a música em estúdio, o que é considerado pelos especialistas, um marco na história do rock’n’roll e um fator crucial na evolução deste popular, carismático, famose e respeitado gênero musical. Muitos defendem inclusive, que suas invenções mudaram os rumos do ritmo pop.

Ficou famoso também por fazer suas guitarras personalizadas, com as quais muitos músicos conhecidos e influentes foram presenteados. Exemplo disto, o ex-Beatle Paul McCartney. A Gibson Les Paul e suas variantes, é a mais famosa guitarra do mundo, foi e ainda é usada por músicos de bandas de importância para o rock, como Led Zeppelin e Kiss. Bandas cravadas na história da música.

Abraços a todos;
Carlos Henrique.