Dois ícones do punk e pós-punk ganham edições inéditas no Brasil pela Belas Letras Lol Tolhurst, do The Cure, e Greg Graffin, do Bad Religion, têm suas memórias lançadas por aqui no mês do rock

A Editora Belas Letras acaba de anunciar dois lançamentos que prometem agitar o coração dos fãs de punk e pós-punk. Chegam ao Brasil, pela primeira vez, as autobiografias de Lol Tolhurst, cofundador do The Cure, e Greg Graffin, vocalista do Bad Religion — dois gigantes de cenas que moldaram o rock alternativo como o conhecemos hoje.

Parte das ações especiais da editora para o festival Bookstock, que nesta edição homenageia o punk rock, os livros “Cured: A História de Dois Imaginary Boys” e “Paradoxo Punk: Memórias de Greg Graffin” mergulham nas trajetórias pessoais e artísticas desses dois nomes lendários.

“Cured”: da infância ao estrelato (e à queda)
Em Cured, Lol Tolhurst revisita sua amizade de infância com Robert Smith, os ensaios nos subúrbios ingleses e a explosão criativa que deu origem ao The Cure. O livro também explora os bastidores de álbuns históricos, as turnês intensas, o impacto da fama e as lutas pessoais contra o alcoolismo e outras drogas — que o levaram a ser afastado da banda.Entre momentos emocionantes, destaca-se a reconciliação com Smith, anos depois, em uma praia no Havaí. Para além do drama, o livro é um tributo à amizade e à reinvenção.

“Paradoxo Punk”: filosofia, ciência e resistência
Já em Paradoxo Punk, Greg Graffin mostra que ser punk também pode significar ser acadêmico. Combinando relatos da cena punk de Los Angeles com reflexões filosóficas e científicas, Graffin narra sua jornada entre shows caóticos e salas de aula universitárias. Ele fala sobre sua criação fora da religião, o início turbulento do Bad Religion, os conflitos ideológicos e as críticas por ter “se vendido” ao assinar com uma grande gravadora nos anos 1990.

O livro vai além do retrato de uma banda. É uma análise honesta e profunda sobre identidade, integridade e a eterna tensão entre rebeldia e reconhecimento.


Para quem vive o punk com intensidade e entende o poder transformador da música, essas autobiografias são leitura obrigatória.

Mais informações: site da Editora Belas Letras

Além do site belasletras.com.br, o livro também estará disponível na Amazon, Travessa, Livrarias Curitiba, entre outros.

SERVIÇO:
“Cured: A História de Dois Imaginary Boys”
Autor: Lol Tolhurst
Tradução: Candice Soldatelli
Editora Belas Letras ISBN LIVRO: 978-65-5537-465-0
Páginas: 400
Formato: 22,5 cm x 15,5 cm
Peso: 788 g
Preço de capa: R$ 149,90

“Paradoxo Punk: Memórias de Greg Graffin”
Autor: Greg Graffin
Tradução: Fernando Scoczynski Filho
Editora Belas Letras
ISBN LIVRO: 978-65-5537-464-3
Páginas: 400
Formato: 22,5 cm x 15,5 cm
Peso: 788 g
Preço de capa: R$ 149,90

Edições de colecionador
Ambos os livros chegam em edições de capa dura, com pintura trilateral, fitilho e brindes especiais — incluindo marcador, adesivo, palheta e um bótom exclusivo para quem comprar primeiro no site da editora. A previsão de chegada nas principais livrarias é a partir de julho de 2025.

SAIBA MAIS SOBRE OS AUTORES:
Laurence “Lol” Tolhurst formou o The Cure com Robert Smith em 1978. O The Cure continuaria a mapear uma seleção impressionante de conquistas que inclui vender mais de vinte e sete milhões de unidades em todo o mundo e ganhar quarenta discos de platina e ouro. Lol continua a compor e se apresentar.

Greg Graffin é o vocalista e compositor da banda punk Bad Religion. Ele obteve mestrado e doutorado em Zoologia na Universidade Cornell e mestrado em Geologia na UCLA. Deu palestras na UCLA e Cornell, onde atualmente ensina evolução. Ele também é autor de Evolution (com Steve Olson) e Population Wars. Quando não está em turnê, ele está com sua família em lugares que considera seu lar: norte do estado de Nova York, sul da Califórnia ou Wisconsin.