Após a frustrada negociação que inviabilizou a vinda do Metallica em janeiro e após um ano do fabuloso show do Iron Maiden (março/2009), finalmente, tivemos na cidade a apresentação de uma banda em seu auge, sem armas, rosas e babaquices. O Megadeth está longe de soar como uma banda cover e atualmente no “topo”, mais vivo do que nunca. A banda do Sr. Mustaine, celebrou em Brasília no último dia 22/04, a excelente recepção de público e crítica ao álbum “Endgame” (2009), a turnê comemorativa de 20 anos de “Rust In Peace” – considerado um dos álbuns mais importantes do heavy metal -, e por que não o aniversário de 50 anos de nossa Capital?

Esta foi a sétima vez que o Megadeth desembarcou no país, para executar seu bom e velho thrash metal, destas sete vezes, foi a minha quinta. Os vi em 1994 na turnê de divulgação do excelente CD “Youthnasia“, lançado naquele ano e infelizmente ignorado nesta tour. Depois em 1995 em um Monsters of Rock que tinha como atrações Faith No More, Alice Cooper e Ozzy Osbourne, novamente em 1997 em um evento que contaria com Whitesnake e Queensrÿche. Revendo-os em 1998, em mais um Monsters… que além de Mustaine e companhia, tinha em sua escalação, as bandas Savatage, Saxon, Dream Theater, Manowar e Slayer.

Vamos a duas fotinhas antes de continuar. =)

[singlepic id=119 w=500 h=375 float=center]

Antes

[singlepic id=120 w=500 h=375 float=center]

Depois

O SHOW

As 22h10, a intro toma conta dos PA’s. Banda no palco e “Skin O’ My Teeth” anima o público, seguida por “In My Darkest Hour” e “She-Wolf“. Os acordes de “Holy Wars” ecoam, enlouquecendo a arena improvisada de uma vez por todas, abrindo caminho para as próximas oito canções, que dão ‘corpo’ a celebrada “Rust in Peace 20th Anniversary Tour” tocando na íntegra o referido álbum. Mais uma vez o CD “Cryptic Writings” é lembrando, antes “She-Wolf” e agora “Trust“. Chegamos a duas canções de “Endgame“: “Head Crusher” e “The Right to Go Insane“, para logo sermos atropelados por “Symphony of Destruction“, empolgante, necessária e com um arranjo irresistível e simbiótico que nos faz urrar e repetir com todo ar em nossos pulmões o grito de guerra: “Megadeth come on Megadeth“. A canção “Symphony…” assim como “Skin…” representam o excelente Countdown to Extinction“, quinto álbum do Megadeth, lançado em 1992. O grupo deixa o palco e retorna para o bis, executando “Peace Sells” do disco “Peace Sells… but Who’s Buying?” (1986). E o grande e inesquecível espetáculo, infelizmente chega ao fim.

[singlepic id=121 w=320 h=240 float=left]

Neste show, aprendemos uma coisa ótima, o vocalista Dave Mustaine está cada vez mais simpático, pelo menos tentou se comunicar com o público, fato inimaginável em outras épocas. Frases como: “Boa noite, nós estamos aqui para tocar“, “Agradeço a oportunidade de tocar em Brasília pela primeira vez, em seus cinquenta anos e Feliz Aniversário.” Além de nos agradecer várias vezes, ainda ouvimos durante a apresentação, uma pérola do próprio Mustaine: “Eu sei quem vocês são e vocês sabem quem sou eu“, modesto o rapaz, que dispensa apresentações.

Em relação a banda: o baterista Shawn Drover é animal, toca sem fazer força, o guitarrista Chris Broderick é virtuoso e o baixista David Ellefson que era da formação original, e felizmente retornou ao Megadeth, dispensa comentários. Se não sabe do que eu estou falando, ouça o baixo da canção “Peace Sells” e depois me diga. \m/

Finalizando:

1) A banda brasiliense Red Old Snake, responsável pela abertura, simplesmente arrebentou! Vou procurar saber mais sobre eles e buscar o EP, que lançaram agora.

2) Gostei mais do show no anel externo, o som ficou estupendo, com ótima equalização, principalmente depois da 3º música.

3) Gostaria de agradecer aos produtores que mantiveram o evento, mesmo com um público abaixo do esperado. Digamos que só faltou isso para ficar 100%, pelo menos na minha opinião. Decepção foi a palavra chave! Quem utiliza o argumento que estava caro, tudo bem. Mas argumentar de que “não vou ao show. Há dois anos paguei sei lá quantos reais por um show open bar em Goiânia” é ridículo! Depois não reclame se a cidade parar de receber espetáculos grandiosos, ok?

Enfim, escutar boa música e rever amigos do mundo rock não tem preço! E como diz o ditado popular: A primeira vez é inesquecível, pois bem, esta quinta para mim e também não será!

Bônus: Abaixo setlist e galeria de fotos. Divirta-se!

Setlist

Megadeth Setlist Ginásio Nilson Nelson, Brasília, Brazil 2010, Endgame

Galeria de Fotos

Curta nossas 40 fotinhas em duas páginas. =D [nggallery id=11]

Crédito das fotos: Cristiano Porfírio

No final todos nós ficamos como essa pessoa aí da foto:

[singlepic id=122 w=500 h=375 mode=watermark float=center]