Filmes com temática adolescente e/ou infanto juvenil geralmente rendem boa diversão, seguindo uma matemática (temática, matemática, sacou?) simples somada a temas e esses aborrecidos, teremos com minha respectiva cotação os filmes:

Vampiros: Os Garotos Perdidos – Cotação: 8,0

Piratas: Os Goonies – Cotação: 10,0

Bebidas e sexo: Superbad – Cotação: 9,0

Escola: Clube dos Cinco – Cotação: 9,0, Namorada de Aluguel – Cotação: 7,5 e A Garota de Rosa Shocking – Cotação: 7,0

Tédio: Curtindo a Vida Adoidado – Cotação: 10,0

Carteira de Motorista: Sem Licença Para Dirigir – Cotação: 7,5

Neuras: Uma Noite de Aventuras – Cotação: 7,0

Computadores: Jogos de Guerra – Cotação: 8,0

Extraterrestre: E.T. – Cotação: 10,0

Vai dar certo: Negócio Arriscado – Cotação: 8,0

Informática e criação sem devida explicação: Mulher Nota 1000 – Cotação: 7,5

Robôs alienígenas: Transformers – Cotação: 8,5

Desejo e realização sem sentido: Quero Ser Grande – Cotação: 8,5

Pai? Mãe? Cadê Vocês?: Esqueceram de Mim 1 e 2 apenas, o resto é fuleragem. – Cotação: 8,0 para ambos

Gravidez: Juno – Cotação: 8,5 (Não citarei Em Qualquer Outro Lugar com a Natalie Portman, porque mesmo sendo um filme de adolescente grávida, é um drama sessão da tarde pé no saco e só vale por causa dela e da Susan Sarandon).

Outras pessoas colocariam na sua lista clássicos como Footloose (8,5), A Última Festa de Solteiro (7,5) e Porky’s (7,0), eu não, porque mesmo sendo Superclássicos, as personagens estão com perfil de quem está prestes a entrar na faculdade, o que já distancia da temática adolescente que resolvi desenvolver.

Todos os filmes citados possuem seu status de clássico, com excessão dos sensacionais Superbad e Transformers, que são de 2007 e terão um tempo para mostrar se possuem fôlego ou não para continuar na lista.

Outro que seguirá o mesmo caminho, mas sai na frente de Superbad e Transformers é Juno, pois em função do hype criado concorre a quatro Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Roteiro.

Na minha humilde opinião, leva a estatueta de Filme só no caso de zebra, para Diretor (Jason Reitman) e Atriz (Ellen Page) a história também é complicada porque tem gente boa e treinada no páreo, a melhor das perspectivas ficam para Roteiro, mas, tem o Conduta de Risco lá cutucando.

Juno é um filme muito bom e divertido, além de seus momentos de emoção para moçoilas com lenço em punho, possui muitas qualidades e vale cada fotograma elogiado, podemos destacar: fotografia belíssima, trilha sonora que ajuda a compor o ambiente (apesar de umas canções chatas), a direção de Jason Reitman (do fodaço Obrigado Por Fumar), Michael Cera faz bem o papel de adolescente “panga” de pangaré e a super Ellen Page que está em vias de fato de completar 20 anos; a moçoila já havia me chamado a atenção em X-Men 3 no papel de Kitty Pryde e no filmaço Menina Má.com. Agora ela mostra todo o seu potencial no papel da adolescente Juno, grávida de primeira “pinbada” e que tem que segurar as barras e neuras que essa condição podem trazer.

O elenco de apoio com J.K. Simmons (pai de Juno), Allison Janney (madastra da bela moçoila), Olivia Thirlby (amiga maluca para o que der e vier), Jennifer Garner e Jason Bateman (Casal que quer adotar o “preazinho” de Juno) seguram legal o filme e ajudam a dar veracidade a história.

Na minha concepção (essa palavra pega bem em filme sobre gravidez?) vá ao cinema, pois vale à pena, o filme nunca Sai da Rota, legal pacas e ainda tem Ellen Page, é uma daquelas que queríamos levar prá casa mesmo “buchudinha”, ternurinha e uma maravilha de atriz!

P.S.: Na relação de filmes clássicos, se você não viu algum, corra atrás e assista Mané, tu tá perdendo tempo!