Eu sou fã de banda cover. Corrigindo: eu sou bom de banda cover boa. Acho que a banda cover tem a oportunidade de tocar músicas que as bandas originais param de tocar, não sei por quais motivos. Ou nunca tocaram mesmo. Fiquei satisfetíssimo em duas oportunidades: fui a um show em 1999 de uma banda cover de Legião Urbana e eles tocaram “O Reggae”. A segunda oportunidade foi num projeto que juntou um monte de músicos para tocarem Engenheiros do Hawaii e foi tocado “Hora do mergulho”. Cara, conforme o Well disse a época, “Hora do Mergulho” é Lado D dos Engenheiros…

Toda essa frescurada toda que eu disse aí para trás foi para falar que tive a mesma satisfação ontem. O UK Brasil recebeu as bandas Autentistas e Alerta Vermelho.

Os Autentistas tocam, vivem, apresentam, sentem-se, vestem-se anos 80. É sensacional!!! A gola do baixista (Samir Mendes) virada pra cima, o macacão do guitarrista (Rafael Pato) e a faixa na cabeça do vocalista (Eurípedes Neto) são sensacionais!!! As três meninas da banda, Bárbara Kahena (Teclado) e as duas Amandas, Salomão e Egler (vocais), completam junto com o batera, Caio Lages, o visual e estilo anos 80 da apresentação. Excelentes músicos, muito bem ensaiados, vale a pena assitir qualquer apresentação deles. Inclusive, já estou me candidatando à inexistante vaga de 3º Backing Vocal da banda. Aguardo contato para negociações, pois meu contrato é caro.

Confira o set lista da banda e meus comentários:

1) Take on me – A-ha: Cara, já tem que respeitar uma banda que tem culhão de abrir um show com uma das músicas mais clássicas dos anos 80.

2) Óculos – Paralamas do Sucesso: Arranjos originais e óculos nas backing vocals. Genial.

3) Olhar 43 – RPM: Impossível não pular. A performance de Rafael Pato nessa música é impagável.

4) Like a virgin – Madonna: Não sou muito fã da dita cuja, mas a performance da Amanda Égler é impecável. E essa música só me lembra o filme do Tarantino, Cães de Aluguel, que começa com uma discussão sobre o sentido dessa música. Muito bom.

5) Beat it – Michael Jackson: Impossível não mandar bem com essa música. Era da época boa do Michael, quando ele ainda era negro. O clipe, aquele que tem a briga das bandas que uma é liderada pelo Toninho Cerezo, é sensacional. Genial!

6) Alice – Kid Abelha e os Abóboras Selvagens: CARA!! KID ABELHA E OS ABÓBORAS SELVAGENS!!! Essa era a época em que os George Israel, o Bruno Fortunatto e a Paula Toller tinha alguma coisa pra falar. Muito legal a Amanda Salomão no vocal dessa música. Lado D total! Acho que nem a Paula Toller lembra que já gravou essa música. Nota 10!

7) Footloose – Kenny Loggins: Impossível não ligar a música ao clássico filme dos anos 80 protagonizado pelo Kevin Bacon. Dançante demais! Anos 80 ao cubo!

8) Geme geme – Blitz: Música legalzinha mas não acho a mais clássica da Blitz. Entretanto, a perfomance do Eurípedes junto às duas Amandas compensa.

9) Amante profissional – Herva Doce: Eurípedes se faz nessa música. Quase morro de rir.

10) Ursinho Blau Blau – Sylvinho Blau Blau: Estava tão sensacional que achei que Sergei entraria no palco para acompanhar a performance.

11) Ciúme – Ultraje a rigor: Foi só nessa música que consegui reparar com quem o Rafael Pato se parece. É exatamento o Roger dos anos 80, com o cabelo um pouco mais curto.

Eu também me mordo de ciúmes…

12) Jump! – Van Halen: conforme definição, é a música da Bárbara, a tecladista. Melhor maneira de encerrar o show é quase impossível.

Bem… não marcaremos mais toca e divulgaremos os próximos shows porque eles são muito bons.

Amanhã falo sobre o Alerta Vermelho e seu vocalista com voz de Roberto Frejat.