MeExplica-RiR

[Clique na figura para vê-la maior]

Antes, durante e depois da edição 2013 do festival Rock in Rio, a discussão frequente online e offline, aonde quer que tenha gente, buscará responder a seguinte pergunta: O Rock in Rio pode carregar a alcunha de rock?

E para responder esse tipo de questionamento, a galera do blog Me Explica desmembrou em um gráfico (imagem acima) os estilos das 88 atrações do festival escaladas para se apresentar nos palcos Mundo e Sunset.

O resultado apresentado é surpreendente, pois mais da metade dos artistas está na órbita do roquenrol. Mesmo que o festival seja composto por nomes como a “@#$%&!” da Ivete ou o pop doce da “delícia” Beyoncé, o line up tem representantes de peso como Metallica, Iron Maiden, Muse, Bruce Springsteen, The Offspring, Muse, Rob Zombie, Alice in Chains, Sepultura, Bon Jovi, Avenged Sevenfold e Slayer, além dos nacionais como Autoramas, Capital Inicial, Skank e Barão Vermelho.

Ainda é importante lembrar que o festival, desde suas origens no longínquo ano de 1985, sempre teve suas misturebas e como todo negócio visa lucro, assim precisa capitalizar e o pop faz isso muito bem, já que infelizmente o rock anda mal das pernas.