A segunda edição do festival Quadrilátero Cruls, será realizada de 09 a 11 de maio em Planaltina, com a banda Móveis Coloniais de Acaju, artes integradas, história e inclusão social, que mantém sua missão de revisitar o passado, reforçar o presente, visando o futuro do DF.
O festival Quadrilátero Cruls, a ser realizado de 09 a 11 de maio de 2014, na Praça São Sebastião – Centro Histórico de Planaltina, com entrada franca, mantém sua proposta singular de resgatar as origens do Distrito Federal.
Em sua segunda edição, o ambicioso projeto buscar promover a arte e a música da cidade, a integração com a inclusão social e recuperar o esquecido e importante contexto histórico da Missão Cruls, a expedição responsável pela escolha da área que sediaria a nova a capital do Brasil.
Artes Integradas
No palco do festival Quadrilátero Cruls, além dos Móveis Coloniais de Acaju, que dispensam apresentações, teremos Jazahu, Ciclone na Muringa, Ligação Direta, Wile Ortros & Os Cães, Pé de Cerrado, Fim do Mundo, Aphroditte, Paulo Maciel, Soul da Capital, Takto,Tekilahell, Batalá Brasília e Baú Revirado, este último, uma homenagem ao inesquecível Raul Seixas.
Além da música, o festival Quadrilátero Cruls oferecerá ao público cinema, teatro, literatura, dança e circo. Um leque de expressões artísticas que garantirá diversão para todas as idades.
História
A Capital Federal inaugurada em 1960, hoje impressiona pela majestosa arquitetura e seu plano urbanístico, mas poucos atentam para um detalhe quase esquecido: a história de nossa descoberta pela Missão Cruls. A comissão exploradora do Planalto Central do Brasil, constituída em 1892, tinha como diretriz única, a obrigação de encontrar um local para a instalação da nova capital do País.
Esta expedição composta por 22 (vinte e dois) membros e liderada pelo astrônomo Luiz Cruls, demarcou o quadrilátero do DF, e ao definir nossos limites, instituiu a cidade de Planaltina como pedra fundamental da futura capital. Segundo relatos, os pesquisadores atentaram para uma característica marcante, cada família da região tinha um artista.
Partindo desse princípio, o festival Quadrilátero Cruls, que, aliás, é também o primeiro nome do Distrito Federal, batizado pela Missão Cruls, promove um pioneirismo, pois ao unir história e cultura, aposta no talento dos artistas Brasilienses.
Durante o festival, será exibido o documentário “Os Caminhos da Missão Cruls”, produzido pela empresa Tríade, que dá apoio ao evento e é responsável pela manutenção da educação patrimonial da missão.
Inclusão Social
O Quadrilátero Cruls patrocina ações para promover a inclusão social, tais como a contratação de locutores cadeirantes, instalação de espaço reservado para o público portador de necessidades especiais, contribuição com a reinauguração do museu restaurado da Missão Cruls e a manutenção de uma sala de literatura, com a presença de autores da cidade divulgando suas obras. Além de vários livros que serão disponibilizados para leitura no local, pela SeCult e pelo FAC para contribuir com a difusão da literatura.
Um grande festival democrático, responsável e lúdico. Este é o papel do Quadrilátero Cruls, que busca preservar a educação patrimonial e a inserção da comunidade, em um evento que tem a função de fortalecer a cena cultural e preservar as nossas origens, buscando divulgar o que Brasília tem de melhor. Participe!
SERVIÇO:
Evento: Quadrilátero Cruls
Local: Praça São Sebastião – Centro Histórico – PlanaltinaDF
Data: 9 a 11 de Maio de 2014
Horários: sexta (9) das 20h à 1h, sábado (10) das 19h à 1h e domingo (11) das 10h às 22h.
Realização: Ponto de Cultura Kombão Tiphereth.
Apresentação: FAC – Fundo Apoio a Cultura e GDF – Governo do Distrito Federal.
Apoio: SeCult – Secretaria do Estado de Cultura do Distrito Federal, Administração Regional de Planaltina e ArteCei Produções Artísticas e Culturais.
Informações: www.festivalquadrilaterocruls.
Cronograma de apresentações:
Sexta (9/5)
20h – Fim do Mundo
21h – Aphroditte
22h – Jazahu
23h – Wile Ortros & Os Cães
00h – Paulo Maciel
01h – Móveis Coloniais de Acaju
Sábado (10/5)
19h – Soul da Capital
20h – Takto
21h – Tekilahell
22h – Baú Revirado
23h – Ciclone na Muringa
00h – Ligação Direta
01h – Pé de Cerrado
Domingo (11/5)
A partir das 10hs:
*Literatura Brasiliense
*Exposição Cenográfica
*Exposição Artesanato / Artes Plásticas
14h – Circo Teatro Artetude
15h – Ópera de Rua de Jorge Antunes
18h10 – Alegria Cigana
18h40 – “Os Caminhos da Missão Cruls”
19h20 – Groove
20h – “Os Caminhos da Missão Cruls”
21h – Grito de Liberdade
22h – Batalá Brasília
No Responses to “Festival Quadrilátero Cruls com Móveis Coloniais de Acaju, artes integradas, história do DF e inclusão social”