20170310_070115Recebi mensagens de entusiastas pelo U2 questionando sobre um lançamento, o blu-ray “U2 – Live At Glastonbury Festival 2011”. Ao pesquisar bastante sobre o assunto na internet e não encontrar nada relevante; em nome da informação e pela banda ser uma das minhas preferidas, visitei uma loja de varejo e efetuei a compra do produto, confira minhas impressões.

O disco chega ao mercado brasileiro pela distribuidora Music Brokers Brasil Produções Fonográficas, que já havia lançado este título no país em DVD. Fiquei surpreso ao ver cópias à venda em blu-ray, geralmente estas distribuidoras ‘menores’ entopem o mercado nacional com shows não licenciados de vários artistas internacionais, captados na maioria das vezes de transmissões de TV no formato DVD – quase nunca em blu-ray.

20170310_070055Em relação à embalagem, a apresentação do produto é muito boa, pois o rótulo tem bela diagramação e a impressão no disco também é bacana, quem não acompanha lançamentos oficiais, certamente comprará o produto acreditando que trata-se de lançamento via Universal Music, gravadora que distribui o catálogo do U2.

20170310_070034Ao inserir o disco no player, percebe-se que a produção é quase “caseira”. O menu que parece aqueles feitos a partir de templates para DVDs caseiros é composto por uma fotinha do vocalista Bono e três escolhas: play, músicas (19 canções) e configuração de som (2.0 e 5.1).

20170310_070122A imagem tem aspecto de exibição em widescreen e a resolução mesmo não estando em qualidade Full HD é nítida e preserva as cores vivas da iluminação, garantindo ser muito superior a imagem de um DVD.

No tocante ao som, por ser muito baixa, evite escolher a opção em 2.0. Sendo assim, a escolha natural fica para a pista Dolby Digital 5.1. A audição neste caso funcionou bem no home-theater. Claro que o som não é perfeito, mas é audível e tem boas frequências, permitindo-se ouvir todos os instrumentos praticamente durante todo o show que tem aproximadamente 1h40.

Graças a alguns erros de edição, tais como o salto abrupto após a canção “I Will Follow”, o retorno quase fantasmagórico da faixa “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, logo após a última música do show ter sido executada ou a ausência de créditos dos profissionais envolvidos na gravação, percebe-se claramente que a fonte de áudio e vídeo utilizada para produzir em este blu-ray foi a da transmissão da TV, exemplarmente pirateada e difundida em ótima qualidade pela internet.

Ao contrário das transmissões vergonhosas realizadas pelas TVs brasileiras, felizmente na ‘gringa’ prima-se pela qualidade, garantindo um som audível, que acabou facilitando no lançamento deste blu-ray.

Curiosamente, o disco tem duas advertências anti-pirataria, uma via FBI e outra segundo as leis brasileiras. Ah, mais curioso ainda é saber que este blu-ray é fabricado pela Sony, na Zona Franca de Manaus. :p

Bem, se sua preocupação era a imagem e som, ambos estão aprovados. Mas se sua inquietação é o show em si, saiba que este é sensacional, uma apresentação sóbria, sem a utilização de dispositivos tecnológicos mirabolantes, a única neste formato durante a grandiosa tour 360°. Rola-se apenas o prazer de curtir de forma visceral uma banda madura e entrosada, que desfila 19 faixas para o deleite dos fãs da música e de excelentes espetáculos.

Veredito: não fico confortável em indicar um produto de origem duvidos, mas caso você seja fã, vale o investimento que tem preço médio de R$ 45, do contrário, o show pode ser encontrado facilmente na internet, principalmente no YouTube.

Faixas do disco:
1. Even Better Than The Real Thing (Remix Version)
2. The Fly
3. Mysterious Ways (Incidental ‘Independent Women’)
4. Until The End Of The World
5. One
6. Where The Streets Have No Name (Incidental ‘Jerusalem’ Intro)
7. I Will Follow
8. I Still Haven’t Found What I’m Looking For (Incidental ‘Movin’ On Up’)
9. Stay (Faraway, So Close!)
10. Beautiful Day (Incidental ‘Rain’)
11. Elevation
12. Get On Your Boots (Incidental ‘She Loves You’)
13. Vertigo (Incidental ‘Garageland’)
14. Sunday Bloody Sunday
15. Bad (Incidental ‘Jerusalem’)
16. Pride (In The Name Of Love)
BIS:
17. With Or Without You (Incidental ‘Love Will Tear Us Apart’)
18. Moment Of Surrender (Incidental ‘Yellow’)
19. Out Of Control (Incidental ‘Pretty Vacant’ Intro)