Estréia hoje a coluna semanal da escritora Laís Eiras sobre música na América do Sul. O país de estreia é o Chile. Curte aí!

O país que virou foco do mundo na última semana, guarda algumas boas surpresas em seu cenário musical. Fugindo ou não dos clichês de reinventar os ritmos latinos tradicionais, as bandas chilenas ficam ali, meio escondidas, mas é possível resgatá-las. Trazendo os regionalismos chilenos ou podendo se passar por música de qualquer lugar do mundo, vale a pena mandar sua cápsula Fênix até aquele país compridinho ali embaixo e trazer alguns sons bem interessantes.

Los Tres, uma das mais conhecidas bandas de rock do Chile, traz influências de country, regionalismos chilenos e algumas pitadas de rockabilly em algumas composições. Na estrada desde 1982, a carreira do grupo teve uma interrupção ao final dos anos 90, mas voltaram com força total em 2006, com o álbum “Hágalo Usted Mismo”, que contou com participações ilustres como Joe Blaney , Emmanuel Del Real do Café Tacuba e o virtuoso baterista Steve Jordan. Aí vai uma amostra do bom humor do Los Tres em “Torre de Babel”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OteP9mNM8fg[/youtube]

Jazzimodo é uma dupla charmosíssima que, como o próprio nome diz, tem uma boa dose de jazz em sua obra. Porém, pop, dançante, suave e doce. O coloridíssimo e alegre clipe de “Caramelo” é uma amostra do trabalho da dupla. Saboreie ao som de um Alfajor.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cXtth8UsRm4[/youtube]

O Fother Muckers, além de ter um nome genial, parece um bom representante do indie chileno. O som do quinteto se destaca pelos solos e também leva uma dosezinha de country e experimentalismo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fO8oL2JwY6o[/youtube]

Por último, cito Perrosky cujas influências de blues combinadas com folk e rockabilly saltam aos ouvidos no álbum lançado este ano “Campante Y Sonante”. Quem esteve no Goiânia Noise de 2007, teve a chance de conferir de perto o trabalho do duo chileno (que no clipe abaixo aparece com mais um integrante. Teriam se tornado um trio? Vou averiguar…)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=U4U6a4yLhps&feature=related[/youtube]

Esta foi só uma pequena amostra do que já aconteceu e ainda acontece por lá. Mas há música chilena para todos os gostos; do pop mais caramelado ao rock mais nervoso, do mais tradicional gênero tipicamente chileno ao mais mundialmente latino. Volto na semana que vem com mais sons interessantes que estão, literalmente, à nossa volta 🙂

Hasta la vista y manteña contacto: yonohablosulingua@gmail.com

Laís Eiras