O oitavo capítulo da franquia “Velozes e Furiosos” chega aos cinemas entregando diversão, mas gerando questionamentos em relação ao seu presente e futuro. Evidente, quando trata-se do gênero cinematográfico da ação, não se pode esperar um roteiro bem amarrado, mas pontas soltas atrapalham.
Iniciada em 2001, a saga teve três continuações desiguais em 2003, 2006 e 2009, somente na quinta parte, em 2011, com o ótimo “Velozes & Furiosos 5: Operação Rio”, substantivos como respeito e admiração puderam ser utilizados pelos cinéfilos. Na sequência, vieram novos êxitos com “Velozes & Furiosos 6” (2013) e “Velozes & Furiosos 7” (2015), com tanto prestígio e dinheiro na conta de todos os envolvidos, a oitava investida estava garantida.
Não posso dizer que “Velozes & Furiosos 8” é ruim, pelo contrário, ao desligar o cérebro é possível se envolver com toda a grandiosidade da produção, embora os excessos incomodem em alguns momentos, por culpa do irregular diretor F. Gary Gray.
Apoiado em um elenco com Vin Diesel, Dwayne Johnson, Jason Statham, Kurt Russell e as oscarizáveis Charlize Theron, Helen Mirren, “Velozes 8” garante a qualidade e o carisma, mas o roteiro expande um problema dos últimos filmes, a troca fácil e simplista de papéis entre heróis e vilões, lembrei inclusive da cena abaixo:
[youtube width=”590″ height=”332″]https://www.youtube.com/watch?v=Ff417j_BfY8[/youtube]
Este vai e vem do ‘sou do mal, mas sou do bem’ não cria surpresas, pelo contrário, ao invés do bom sentimento da reviravolta, tem-se o enfadonho clichê. O mote utilizado para que Dominic Toretto (Vin Diesel) traia seus amigos — diga-se família — e integre o lado negro da força, obrigando-o a colaborar com a hacker criminosa Cipher (Charlize Theron) é frouxo e inverossímil.
Tudo indica que “V&F8” irá gerar uma nona parte, em relação a isso, só tenho dois sentimentos: que Justin Lee retorne à direção e que esta seja a derradeira produção da saga. Mesmo gostando demais da proposta que une automobilismo e ação, já deu, né? Chega! Quer dizer, que tal um spin-offs com Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham), os dois personagens mais legais dos últimos filmes? 🙂
TRAILER
[youtube width=”590″ height=”332″]https://www.youtube.com/watch?v=ETRg-uTszSc[/youtube]
No Responses to “Velozes, atabalhoados e furiosos”