O oitavo capítulo da franquia “Velozes e Furiosos” chega aos cinemas entregando diversão, mas gerando questionamentos em relação ao seu presente e futuro. Evidente, quando trata-se do gênero cinematográfico da ação, não se pode esperar um roteiro bem amarrado, mas pontas soltas atrapalham.

furious8_4Iniciada em 2001, a saga teve três continuações desiguais em 2003, 2006 e 2009, somente na quinta parte, em 2011, com o ótimo “Velozes & Furiosos 5: Operação Rio”, substantivos como respeito e admiração puderam ser utilizados pelos cinéfilos. Na sequência, vieram novos êxitos com “Velozes & Furiosos 6″ (2013) e “Velozes & Furiosos 7″ (2015), com tanto prestígio e dinheiro na conta de todos os envolvidos, a oitava investida estava garantida.

Não posso dizer que “Velozes & Furiosos 8” é ruim, pelo contrário, ao desligar o cérebro é possível se envolver com toda a grandiosidade da produção, embora os excessos incomodem em alguns momentos, por culpa do irregular diretor F. Gary Gray.

furious8_3Apoiado em um elenco com Vin Diesel, Dwayne Johnson, Jason Statham, Kurt Russell e as oscarizáveis Charlize Theron, Helen Mirren, “Velozes 8″ garante a qualidade e o carisma, mas o roteiro expande um problema dos últimos filmes, a troca fácil e simplista de papéis entre heróis e vilões, lembrei inclusive da cena abaixo:

Imagem de Amostra do You Tube

Este vai e vem do ‘sou do mal, mas sou do bem’ não cria surpresas, pelo contrário, ao invés do bom sentimento da reviravolta, tem-se o enfadonho clichê. O mote utilizado para que Dominic Toretto (Vin Diesel) traia seus amigos — diga-se família — e integre o lado negro da força, obrigando-o a colaborar com a hacker criminosa Cipher (Charlize Theron) é frouxo e inverossímil.

Tudo indica que “V&F8” irá gerar uma nona parte, em relação a isso, só tenho dois sentimentos: que Justin Lee retorne à direção e que esta seja a derradeira produção da saga. Mesmo gostando demais da proposta que une automobilismo e ação, já deu, né? Chega! Quer dizer, que tal um spin-offs com Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham), os dois personagens mais legais dos últimos filmes? :)

TRAILER

Imagem de Amostra do You Tube

Post de Cristiano Porfirio

Cristiano Porfirio Já publicou 1284 posts nesse site.