A 18ª edição da feira Expotchê, evento que divulga tradições gaúchas, começou hoje, 03, e vai até o dia 13 de junho na ExpoBrasília. Além das comidas típicas, os shows sempre tem público garantido em razão do bom gosto na escalação dos artistas. Neste ano, Chimarruts, Kleiton e Kledir, Pouca Vogal e Vera Loca são os destaques nesta grande festa. Uma edição da Expotchê será realizada no Rio de Janeiro no mês de outubro.

Programação completa da Expotchê, clique aqui.

Como o nosso perfil é ‘roquenrol’, vamos falar um pouco sobre as atrações Pouca Vogal e Vera Loca.

O projeto Pouca Vogal iniciou em 2008, com o ‘recesso’ das bandas Engenheiros do Hawaii e Cidadão Quem. Os respectivos vocalistas e mentores desses grupos, Humberto Gessinger e Duca Leindecker aproveitaram a paradinha, não proibida pela Fifa e montaram a “dupla de dois”. O porque do nome? Segundo o par, o nome se dá em razão de poucas vogais constantes da alcunha registrada na certidão de nascimento dos mesmos.

O som da Pouca Vogal basicamente se resume em arranjos eletro-acústicos (violão, percussão, gaita, guitarra e etc) para um setlist com músicas de autoria da dupla, mais versões de canções de suas bandas nativas, Engenheiros do Hawaii e Cidadão Quem.

O pontapé se deu com a disponibilização gratuita de oito canções no site oficial da dupla, a boa repercussão gerou uma turnê, que gerou o CD e DVD intitulado “Pouca Vogal Ao Vivo” e que consequentemente gerou uma turnê maior. A agenda de shows está cada vez mais extensa, e os fãs que curtem o trabalho se multiplicam.

Agenda: A Pouca Vogal se apresenta no próximo dia 10 de junho, as 21h.

Links: Site oficial aqui.

*****

A banda Vera Loca, eu conheci há uns dois anos, meu amigo Leopoldo Bitencourt (@frodobitencourt), me apresentou a banda via twitter, curti bastante, tentei adquirir os discos sem sucesso – sim, eu ainda curto CDs – e pensei, dificilmente eu vou ver um show desses caras. E não é que a oportunidade pintou?

A banda faz um bom e velho roquenrol, colorido por fortes elementos gaúchos, influência natural nos músicos do Sul. A Vera Loca formado por Fabrício Beck (Vocal e Guitarra), Diego Dias (Teclados), Hernán González (Guitarra), Mumu (Baixo) e Luigi Viera (Bateria), lançou em 2002, seu primeiro trabalho: “Meu Toca Discos Se Matou”. Em 2005, “Distúrbios Do Amor e Rock n Roll” e atualmente divulga seu último CD, “Vera Loca III”, lançado em 2008.

Atualmente, a Vera Loca segue na divulgação do seu novo clipe, da música Velocidade, pertencente ao último álbum. O clipe foi lançado no final de 2009 de forma pioneira. exclusivamente no Twitter, apenas para os seguidores da banda, com direito a promoção para os que mais rápido “retwittassem” a mensagem do lançamento. Depois de Borracho y Loco, clipe que virou hit no YouTube com mais de 200 mil visualizações, Velocidade é a nova aposta da banda. O vídeo é resultado de imagens gravadas durante a turnê da banda pela Argentina, em outubro do ano passado. A produção é assinada pelo baterista, Luigi Vieira.

Curiosidade ruim: Roubaram a guitarra Gibson Les Paul de Hernán González, foi criada até um hashtag no Twitter: #cadeaguitadohernan Ajuda aí nesta busca se puder.

Agenda: A Vera Loca se apresenta no próximo dia 11 de junho, as 21h.

Links: Site oficial aqui || Twitter aqui.

Assista o videoclipe de Borracho y Loco. Nota mental: Adoro essa música.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=c8cYAg8qXEQ[/youtube]