Quando entrou em estúdio para gravar seu primeiro disco, em julho de 2013, a banda Planalto Central já contabilizava 12 anos de estrada. Ao longo desse tempo, o grupo de Taguatinga realizou muitos shows (em bares, festivais e eventos diversos), conheceu novos amigos, conseguiu fãs e também passou por transformações, trocas de integrantes e até algum período longe dos palcos. Acima de tudo, a banda foi ganhando experiência, criando novas músicas, reforçando a amizade entre os músicos e aprimorando sua identidade autoral, o que culminou na maturidade para registrar as 11 composições que integram Canções em preto e branco, seu álbum de estreia. Finalizado o processo de pós-produção e a fabricação do CD, o show de lançamento do disco finalmente foi marcado: 23 de novembro, no América Rock Club (Taguatinga).

A Planalto Central é um trio formado por Deivinin Bertson na bateria, Júlio Mautner na guitarra e Márcio Gurgel no baixo. Baterista e guitarrista dividem os vocais e a autoria das letras – que refletem vivências do dia a dia, os dissabores e alegrias cotidianas. A banda tem no rock dos anos 1970 uma grande inspiração, mas as antenas dos integrantes também estão sintonizadas em outras referências, partindo do Led Zeppelin e passando por Titãs, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Nirvana, Muse e Coldplay.

Canções em preto e branco é uma coleção de rocks diretos, com o peso na medida certa. Para chegar nesse resultado, Deivinin, Júlio e Márcio gravaram as músicas praticamente ao vivo dentro do estúdio, o que exigiu muito ensaio e disciplina para que cada take saísse sem erros.

O disco apresenta diversas facetas da banda, do hard rock de O dia inteiro até a balada romântica Thainá. A música Pereira, uma das preferidas do público, começa como um funk rock até desaguar em um baião acompanhado de guitarra. Nas 11 faixas do disco fica claro o traquejo melódico das composições e o potencial radiofônico das canções, com refrãos imediatos, daqueles que a plateia conhece na hora do show e já sai cantando junto com a banda.

O álbum contou com as participações de Marcos Farias (teclados e acordeom), Betinho Matus (violão), Léo Barbosa (percussão) e Dillo Daraujo (guitarra).

Para a Planalto Central, fazer música é mais do que o exercício de um dom, é colocar em prática a necessidade de se expressar e compartilhar com as pessoas suas mensagens, pontos de vista e experiências. Nesse sentido, Canções em preto e branco é um cartão de visitas eficiente e, mais ainda, um convite para conhecer a energia da banda ao vivo.

O disco pode ser ouvido gratuitamente em planaltocentral.com/cpb.

A realização de Canções em preto e branco foi patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

REFORÇANDO SOBRE O SHOW DE LANÇAMENTO DO CD DA PLANALTO CENTRAL

23 de novembro (domingo), às 18h, no América Rock Club (QS 03, Lote 13, Loja 2B – Pistão Sul de Taguatinga, em frente ao Carrefour).
Show de lançamento do CD Canções em preto e branco, primeiro disco da banda Planalto Central.
Shows de abertura: Qzera e Penúria Zero. DJ convidado: Hugo BSB.
Entrada: R$ 10 (com CD). Tel: (61) 3352-0920.
Não recomendado para menores de 18 anos.
Para ouvir: planaltocentral.com/cpb

Tracklist do CD PLANALTO CENTRAL – CANÇÕES EM PRETO E BRANCO
1) O dia inteiro
2) Pra mim tanto faz
3) Nem o silêncio
4) Aquele par
5) Não nesse tempo
6) Nada mais que lembranças
7) Thaína
8) Quando eu te procurar não tente se esconder
9) Nova mente
10) Pereira
11) Uns dias

FICHA TÉCNICA:
Deivinin Bertson: bateria e vocal
Júlio Mautner: guitarra e vocal
Márcio Gurgel: baixo

Participações: Dillo Daraujo (guitarra na faixa 2), Maestro Marcos Farias (teclados nas faixas 1, 3, 6, 7, 8 e 10), Léo Barbosa (faixa 10) e Betinho Matus (guitarra na faixa 7).

Gravado no Orbis Studio. Mixagem: Marcos Paulo Pagani e Planalto Central. Masterização: Marcos Paulo Pagani. Ilustração da capa: Erasmo Nunes. Projeto gráfico: Jetro Osytek. Fotos: Sopão Cold e Pedro Henrique Aguiar.