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João Rodrigues resenha o elogiado game Mortal Kombat IX.

Mortal Kombat 9 ou simplesmente Mortal Kombat é um game lançado pela NetherRealm Studios, novo nome da Midway. O jogo foi planejado por Ed Boon, um dos criadores da série, para tentar salvar a franquia. MK não fazia um sucesso estrondoso desde o terceiro título de 1995 e o último, com os personagens da DC Comics, só atrapalhou. A saga tenta retornar as suas origens tanto na história quanto com a violência que a consagrou. E faz um bom trabalho. O game roda no PS3 e no X-box 360. No primeiro, há a participação de Kratos, da série God of War, podendo ser selecionável em todos os modos menos no História. Seus poderes são todos os adquiridos até GOW III e devo dizer que foi o mais fácil de terminar no modo arcade.

O jogo tem vários modos, além do já citado arcade, e um deles é o História. Primeiramente quero dizer que todo game de luta tinha de ter um modo desses. Nada como saber quem é quem nas lutas. A narração começa após os eventos de Armageddon, game de 2006 para o PS2, X-box e Wii. Shao Kahn, o maior vilão de MK, conseguiu matar todos os lutadores. Antes de matar Raiden, este consegue enviar uma mensagem a si próprio no passado na época do primeiro game. Cabe a este Raiden descobrir como evitar a tragédia enquanto participa deste torneio até os eventos do terceiro título. Como um bom filme de ação e luta, o enredo entretêm enquanto você controla vários personagens durante o desenrolar da trama. O final é muito bom.

O jogo é de até 4 jogadores podendo aumentar esse número se jogado online. A novidade é que você e mais amigos podem formar um time e enquanto seus parceiros lutam você pode relaxar assistindo-os e esperando a sua vez. Como a maioria dos crossovers de jogos de luta, você pode controlar uma dupla e lutar contra outra. Os “modos “Teste Sua Força” e “Teste sua Percepção” estão de volta com os novos” Teste Seu Golpe” e “Teste sua Sorte”. Há também o modo treinamento, que dispensa explicações. Aqui você pode até dominar os fatalities. Personagens como o Clássico Sub-Zero estão de volta. Alguns DCL (Downloadable Content) foram anunciados com personagens como Tanya, Skarlet mas não há previsão de quando eles estarão disponíveis online.

A maior novidade é a Torre dos Desafios. São 300 missões pequenas, mas difíceis que envolvem simplesmente vencer seu inimigo até lutar sem braços. Cada missão, e também treinamentos e outros, podem liberar itens, imagens na galeria além de te pagarem em moedas para isso.

O jogo possui gráficos 2D, com algumas partes em 3D, com um belo cenário, uma excelente resposta dos controles e sons compatíveis com os momentos da história. Conforme disse, a violência marcante da série está de volta como os fatalities e um novo detalhe: O Raio X. Atacando seu personagem, com a barra cheia, você pode fazer uma série de dois ou três combos sendo que cada golpe mostra os ossos do adversário sendo quebrados numa demonstração de violência que fez o game ser banido da Austrália. Os babalities também retornam. Se adquirido no país, os gamers vão contar com uma versão legendada do game, podendo ativar legendas no Modo História. Porém que vários erros gramaticais foram cometidos e em alguns diálogos, um personagem pode trocar o nome de outro, mesmo com o nome na barra de vida. A dificuldade é encontrada aqui, ainda mais quando você sozinho vai se vir obrigado a enfrentar uma dupla no Modo História e Torre dos Desafios. Enfim um ótimo remake que consegue tirar o nome Mortal Kombat da lama e devolver ao posto que lhe pertence.