O décimo terceiro álbum de estúdio do Biquini Cavadão não é um disco autoral, mas também não pode ser catalogado como um disco de covers. O lançamento intitulado como ‘Ilustre Guerreiro’, simplesmente é um corajoso tributo ao vocalista e compositor d’Os Paralamas do Sucesso, o mestre Herbert Vianna.

Os cariocas do BC abusaram da ousadia e reinventaram composições que foram alçadas de forma justa à condição de clássicos.

Com a tarefa de revisitar canções que fazem parte da história do pop rock nacional, o Biquini dá o pontapé inicial com “Vital e Sua Moto”. O arranjo juvenil da versão original se transforma em uma poderosa canção com influências do ska, o ritmo jamaicano e não a famosa música dos PDS.

A próxima é “Mensagem de Amor”, outro tiro feliz e certeiro. Executada em um arranjo repleto de elementos, é tão viciante quanto à eternizada por Herbert, com destaque ao arranjo vocal de Bruno Gouveia.

“Ska” perdeu seus metais característicos, mas ganhou uma deliciosa roupagem de surf music. Densa e provocante, talvez cause estranhamento logo de cara, estranhamento que sumirá após duas audições.

O álbum vai se desdobrando com as deleitáveis “Cuide Bem do Seu Amor”, que de tão poderosa poderia figurar na trilha sonora de produções cinematográficas do gênero noir; e a versão reggae para “Aonde Quer Que Eu Vá”.

A antepenúltima canção, “Só Pra Te Mostrar”, talvez seja a melhor do álbum. O lirismo sedutor da letra de Herbert encaixou perfeitamente na versão ‘luau’ apresentada com maestria pelo eficiente arranjo instrumental e de voz.

Com “O Amor Não Sabe Esperar”, o BC deixa como legado uma música pronta para ser remixada e ganhar as pistas de todo o Brasil, calma, é uma sugestão, não sei se é uma pretensão da banda, mas acredito que funcionaria graças à vibe imposta. Já a derradeira “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, não fecha o álbum com a grandiosidade e ousadia que ‘Ilustre Guerreiro’ merece, longe de ser ruim, mas é uma versão ‘fraca’ diante todas as outras.

Com ‘Ilustre Guerreiro’, o Biquini Cavadão continua sedimentando seu trabalho como uma das melhores bandas de pop e rock da atualidade. Este disco tem um significado e tanto para uma banda com mais de trinta anos de carreira, pois não só homenageia em vida um dos grandes compositores da música popular brasileira, como continua a dar vida à carreira de um grupo sólido, envolvente e divertido!

Ah, uma dica, o CD ‘Ilustre Guerreiro’ não será vendido em lojas, adquira-o nos shows do BC ou pelo site www.lojabiquini.com.br. Ótima sacada comercializar diretamente o álbum com os fãs.

Na Rota do Rock, confiro nota 8.7!