[singlepic id=163 w=300 h=450 float=left]

Bem, conversando com nosso presidente Cristiano Porfírio, “broder“ de longa data. Tivemos a ideia de criar essa coluna aqui no “Na Rota”. Quem não fica horas no MySpace procurando bandas, sons e artistas novos pois já esta de saco cheio de bandinhas da MTV (que só divulga bandinha colorida e feliz, OH! saudade da MTV latina, headbangers ball…). Hoje a qualidade esta no MySpace, por quê? Porque lá não tem gravadora te enchendo o saco pra gravar um novo hit e hoje muito artista não precisa de milhões de dólares pra gravar um bom disco e disponibilizá-lo na net é totalmente “de grátis”. A estratégia de marketing viral proporcionada pelo MySpace nunca foi tão útil para bandas “underground”. Nossa intenção aqui é ajudar a divulgar bandas de outros sites também, usei este neste post mais pela referencia. Sem qualquer parceria ou pagação de pau pro MySpace (mesmo porque os donos dele são milionários e não tão nem ai pra minha ajuda, rs), queremos sim, ajudar as bandas desconhecidas a aparecer ou ainda melhor. Fazer você conhecer o que ta rolando no mundo do rock, já que não existe mais o Fúria Metal da MTV. 🙁

Bem nossa primeira resenha vai para a Banda The Agonist

Pela foto de divulgação você diria: “Ih!!! lá vem outra bandinha de metal sinfônico ‘alá’ Nightwish!!” (não desmerecendo o Nightwish banda que gosto muito por sinal). Ok, confesso que também pensei o mesmo ao abrir o MySpace da banda, mas ao dar o play do player quase cai da cadeira. A potencia do vocal gutural da Bela (e muito por sinal) vocalista Alissa white-Gluz e de tirar o fôlego. Para os amantes de metal e suas vertentes, O The Agonist (antes conhecido por The Tempest) oriunda da cidade de Montreal – Canadá, nascida no ano de 2004 faz um Metalcore bem pesado com muita influencia de black metal melódico. Em alguns momentos o vocal chega a lembrar Dimmu Borgir. As musicas variam muito bem pelos estilos que influenciam a banda, mas sem soar clichê. As musicas são rápidas e agressivas, a variação da linha de vocal também é algo a parte. A banda dosa muito bem as linhas melódicas, limpas e guturais. Tornado a audição das musicas agradável aos fãs do estilo. Outro destaque da banda é o baixista Chris Kells. O cara tem completo domínio do instrumento usa e abusa de “slaps”, as linhas de baixo são incríveis. Os riffs de guitarra são muito bons e bem trabalhados não so ficando a cargo de levandas de batera e palhetada (cliche do metalcore que chega a ser chato porque toda banda desse estilo usa esse recurso) o guitarrista Danny Marino faz muito bem o papel dele na banda. A bateria abusa dos blastbeats mas variando com grooves e pedais duplos a vontade, isso tudo fica a cargo do baterista Simon Mackay.

Na discografia a banda tem dois discos “Once Only Imagined” de 2007 e “Lullabies For The Dormant Mind” de 2009 ambos lançados pela Century media. Ao contrario das bandas desse estilo que tendem dar uma amenizada no peso das musicas no segundo álbum eles fizeram o contrario o 2º álbum é muito, mas muito mais pesado que o primeiro. Destaque para musica “And Their Eulogies Sang Me To Sleep”,esta musica derrete cérebros de tão pesada.

Pra quem gosta de musica pesada, bem feita e de certa forma bonita (os vocais melódicos os são) The Agonist é uma ótima pedida. A banda se encontra em turnê do seu segundo álbum e pelas datas divulgadas no MySpace em agosto eles estarão na América do sul. Será que alguém se anima a trazer pro Brasil? Difícil mas fica a dica.

Ficha técnica:
Alissa White-Gluz – vocal
Danny Marino – guitarra
Chris Kells – baixo
Simon McKay – bateria
Gravadora – century media
Estilo – metalcore

Myspace – http://www.myspace.com/theagonist

Autor da coluna: Robson Abreu