Wile Ortros & Os Cães 02

Uma das novas tendências na cultura é a captação coletiva para a realização de projetos. Chamado de crowdfunding, a iniciativa é uma ferramenta que busca o apoio financeiro de pessoas que apoiam a arte/cultura, e assim ajudam a bancar a materialização de sonhos com doações de valores.

Buscando contribuir com estes projetos, o produtor Gledson Shiva idealizou uma ferramenta exclusiva para os artistas do DF no site www.culturacrowd.capital. A banda Wile Ortros & Os Cães (foto) está utilizando do crowdfunding do DF para tentar arrecadar fundos para a produção do videoclipe da canção “Suspenso”, que faz parte do CD de estreia.

Saiba mais sobre o Cultura crowDFunding no press release oficial abaixo:

Esse mês foi lançada em Brasília a plataforma CULTURACROWDFUNDING (www.culturacrowd.capital), idealizada por Gledson Shiva, e  com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/GDF). O site é inspirado nas já conhecidas plataformas de financiamento coletivo, como Catarse, Benfeitoria, etc., chega com intenção de incentivar os projetos brasilienses a saírem do papel. Não só isso, mas também mudar a cabeça dos moradores da cidade.

O financiamento coletivo – também conhecido internacionalmente como crowdfunding, é um método antigo de captação de recursos, que conhecemos como “vaquinha”. Várias pessoas doam a quantia que querem e o projeto oferece uma recompensa pela participação. Hoje, com a internet, a mobilização se torna mais rápida e eficiente, podendo comunicar um grupo grande de pessoas ao mesmo tempo.

Para uma cidade como Brasília nada parece impossível, afinal o que são 1.000 pessoas? Porém 1.000 pessoas doando 20 reais são R$ 20.000,00. E com essa quantia já se faz muita coisa. O apoiador não só incentiva um núcleo criativo e produtor de eventos, mas também escolhe projetos que gostaria de participar e ver acontecer.

Iniciativas de todos os tipos buscam esse formato para viabilizar ideias que não cabem em todo edital ou são mais independentes, que é o caso da banda de rock Wile Ortros & Os cães. Esse ano Wile Ortros lançou o primeiro CD da banda e pretende fazer o clipe da música SUSPENSO através do financiamento coletivo. Se a galera se apoiar, os projetos saem todos do papel e a roda gira.

Post de Cristiano Porfirio

Cristiano Porfirio Já publicou 1302 posts nesse site.