[A playlist pode ser escutada pelo YouTube — acima — ou via Spotify — fim deste post —]

Graças a letras instigantes, o Rock Nacional era uma das ferramentas mais eficientes para alavancar discussões que elevassem o pensamento e fomentar preocupações políticas ao nível micro e macro, além da diversão proposta pelos acordes, curtir o ‘BRock’ era um exercício de cidadania.

Infelizmente, a música brasileira foi sofrendo adulteração, então os elementos ‘subversivos’ que eram considerados nocivos às mentes jovens, foram substituídos por temas vazios e amorosos — como esquecer os emos? —; aproveitando-se disso, a política foi enfraquecendo cada vez mais as novas gerações, que foram se tornando apáticas e perdendo representatividade, forçando o país a testemunhar uma derrocada na moral dos políticos, que adotaram um caricato modelo democrático que não tem preocupação alguma com a sociedade, versando apenas pelos anseios do próprio umbigo, com ênfase no enriquecimento ilícito.

Será que podemos acusar o rock de ‘vendido’? Talvez não, podemos dizer que apenas houve uma substituição nas peças para que os jovens pudessem ser manipulados. Dentre as bandas sugeridas na playlist deste post, a maioria compreende 30 anos de história, começando pela canção “Aluga-se” de Raul Seixas, que foi lançada no início dos anos 80. O mais engraçado nesta história toda, é que o rock nacional oitentista, muitas vezes acusado de ter sido superado, é o único que produz até hoje insumos práticos em suas letras para o exercício da reflexão, eu poderia ficar aqui listando versos de cada uma das quinze canções elencadas, mas não, vou terminar com a frase “eu ainda acredito que exista pessoas elegantes e sinceras”, da faixa clássica “Tempos Modernos” de Lulu Santos, buscando um pouco de esperança.

Cada uma das canções tem particularidades e indignações que irão chacoalhar você leitor, de alguma forma. Espero que goste da seleção.

Fique à vontade para comentar, indicar e por que não, curtir nossa fanpage? Clique aqui. :)

Playlist:

Legião Urbana – Que País é Este?
Titãs – Vossa Excelência
Capital Inicial – Vamos Saquear Brasília
Ultraje a Rigor – Inutil
Plebe Rude – Até Quando Esperar
Gabriel O Pensador – Até quando?
Biquíni Cavadão – Zé Ninguém
Engenheiros do Hawaii – Toda Forma de Poder
Cazuza – Ideologia
O Rappa – Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)
Paralamas do Sucesso – Perplexo
Inocentes – Pátria Amada
Ira! – Gritos na Multidão
Lulu Santos – Tempos Modernos
Raul Seixas – Aluga-se

Spotify

Ouça no player ou diretamente pelo link do app clicando aqui.

 

Post de Cristiano Porfirio

Cristiano Porfirio Já publicou 1302 posts nesse site.