O Na Rota Do Rock!
Há três décadas acompanhando o rock, seja nacional ou internacional, deparei-me com as mais diversas formas de colher informações sobre o mundo da música. Nos jornais, tínhamos os cadernos de cultura, suplementos especiais, notas e as matérias ocasionais; a televisão dava espaço e noticiava apenas os artistas em destaque; as rádios faziam seu papel de ilustrar as músicas com algum comentário informativo e, nas ruas existia a veia visceral dos fanzines e até o natural boca a boca que nos mantinha atualizados.
Essa gama de informações, por incrível que pareça, nunca me pareceu material suficiente; afinal, temos um sem número de atrações que se dividem entre underground e mainstream, isso vendo pela perspectiva da microvisão. Agora, ao olhar do microscópio, essas duas características se expandem em uma série de possibilidades. Existem os talentosos que sequer são considerados “underground”, pois ainda não tiveram uma chance de apresentar o seu trabalho, bem como existem artistas do “mainstream”, que são considerados assim por causa de um grande sucesso havido em algum momento de suas carreiras, ainda hoje ‘sobrevivem’ graças aos poucos fãs isolados que ainda os prestigia.
O projeto Na Rota Do Rock (N.R.D.R.) nasceu por volta de 1998, quando eu e Jetro Osytek bolamos o que seria o embrião do site, e como naquela época a internet não “era brinquedo não”, tudo era caro demais para executar, então, infelizmente, arquivamos a ideia. Continuei minha saga como espectador do rock e contribuindo esporadicamente em alguns fanzines.
No ano de 2007, durante uma crise de estresse, precisava me dedicar em algo palpável e que me desse prazer. Como sempre curti escrever e manter os pares musicais informados sobre música, resolvi reacender a vontade de tocar o projeto do N.R.D.R. Com a internet mais “madura”, e disponibilizando uma série de ferramentas gratuitas, o processo tornou-se mais prático e rápido.
Sendo assim, no dia 27 de janeiro daquele ano, sob a URL http://www. narotadorock.blogspot.com o blog oficialmente teria sua estréia com o post intitulado “Música pra que?”. O próximo passou foi reduzir o endereço gigantesco, para uma coisa uma coisa mais simples, daí nasceu o narotadorock.com.
O projeto mostrou-se bem-sucedido. Os elogios, principalmente os dispensados às coberturas de cunho textual e fotográfico, serviam como combustível para futuras publicações. Os leitores, ao corroborarem o trabalho, deram sinal verde aos produtores para nos cederem espaço, liberando o credenciamento em todos os grandes eventos, para que pudéssemos manter o blog com matérias, entrevistas e resenhas. Logo entrei no curso de Jornalismo para me aperfeiçoar e buscar novas técnicas para deixar o N.R.D.R. mais profissional sob o ponto de vista das apurações, gêneros textuais etc.
Agora em 2010, o blog passou por um estudo árduo com o objetivo de criar-se um novo layout. Foi então que o amigo, colaborador e programador Daniel Bastos, dentro da proposta de um site mais moderno, criou o atual design que atende aos leitores. Desde abril, o novo “Na Rota Do Rock”, que agora também é “.com.br”, está no ar.
As dificuldades em mantê-lo atualizado são constantes, afinal é um produto que precisa rivalizar com minhas outras obrigações como trabalho, faculdade, família, amigos e a falta de colaboradores. Essa dificuldade é aliada ao capricho que eu tenho fazer o máximo para não postar notícias sem aprofundamento e/ou apuração. Não desejo que o N.R.D.R. se torne um veículo de noticias replicadas ou de releases. Minha intenção é praticar jornalismo cultural online, o que se torna um problemas, porque as vezes não posto por achar que ficará superficial.
O seu Na Rota Do Rock é um veículo de opinião e divulgação, infelizmente ainda não possuo ferramentas e contribuições para mantê-lo como um difusor de cultura propriamente dito, a falta de equipe nos deixa incapacitados de cobrir e divulgar todas as vertentes culturais e todas as bandas, é um sonho que ainda será realizado. Um dia o N.R.D.R. poderá ser autosustentável e render algum subsídio para colaboradores, afim de ampliar o trabalho de matérias e coberturas.
Em pouco mais de três anos, conquistamos além de amigos, leitores.
Obrigado!
Cristiano Porfírio
Expediente:
Cristiano Porfírio – Editor, jornalista, fotógrafo, projetos de eventos e atualização de mídias sociais
Daniel Bastos – Coordenação Técnica em Web e Redes Sociais
Andrey do Amaral – Gestor de Projetos
Wellington Serino – Colaborador administrativo
João Rodrigues – Jornalista colaborador