Durante a apresentação recente do Video Games Live em Brasília, uma atração exclusiva chamou a atenção e causou furor no público. A banda mineira 8 Bit Instrumental foi convidada pela produção do evento a se apresentar, após enviar seu trabalho para ser analisado pela produção.
Formada por Rodrigo “Cheba” Nepomuceno, André Luiz Oliveira, Moisés de Oliveira e Luciano de Oliveira, a banda se apresentou pela primeira vez em Brasília, e eles tocam exatamente isto: Video Game Music.
Com arranjos recriados de temas de grandes jogos, se utilizam de elementos de reggae, jazz, blues e rock, é claro. Ouvir música de videogame, à primeira vista, soa estranho até para alguns fãs, mas ao baixar as músicas do site da banda é possível entender perfeitamente. O medley de Street Fighter e a versão “ambience” dos temas de Sonic mostram toda a qualidade musical que não percebíamos enquanto jogávamos, atribuindo os repetitivos sons apenas a “blips” e “blops”, nas palavras do produtor do VGL, Tommy Tallarico, durante a apresentação do evento.
Parte deste sucesso com certeza é devido a esta repetição excessiva a cada vida perdida, a cada “continue” utilizado, causando uma gostosa nostalgia ao ouvir as músicas detalhadamente trabalhadas. Os criadores de trilha sonora de videogames tinham sérias restrições tecnológicas, que impediam a criação de trilhas mais elaboradas, mas no atual estágio, qualquer trilha pode ser adicionada aos jogos. O que torna o trabalho da 8Bit interessantíssimo é exatamente esta reciclagem séria e profissional das trilhas originais de jogos mais antigos, causando comoção nos gamers mais velhos.
Música de videogame, e música boa, é o que eles fazem.
No Responses to “Rock gamemaníaco (editado)”