Os debates pretendem promover a discussão com representantes do Executivo e Legislativo das questões que envolvem a cadeia produtiva da música no Brasil, começando na primeira mesa com os aspectos legais, abordando os assuntos referentes à regulamentação da profissão de músico e das outras profissões com as quais ele se relaciona, á questão de como se encontra a economia da música hoje em dia, visto que o mercado passou nestes últimos 20 anos por profundas modificações. Falaremos também sobre orçamento federal e a importância do monitoramente e controle social das políticas referentes ao segmento, leis em tramitação no Congresso Nacional e Plano Nacional de Cultura.
Logo em seguida será a vez da Comunicação e Sustentabilidade: internet, rádios públicas e comunitárias, redes, software livre e as diversas aplicações destas ferramentas neste mercado em formação. Na terceira mesa, chegamos ao mercado propriamente dito. O músico, os festivais, a necessidade de capacitação dos profissionais envolvidos na cadeia produtiva da música, criação de cursos de graduação específicos para as diferentes demandas, indicadores desta economia, o papel dos festivais, a luta de quem se sente “fora do eixo”, o movimento Recultura, notas, impostos e, principalmente, o erro de se querer aplicar a lei 8.666 à Cultura.
Fechando o primeiro dia da Conferência, um encontro entre a recém formada Rede Música Brasil e o Ministério da Cultura pretende aprofundar as discussões, em um bate papo descontraído que, além de ser preparatório para a Conferência Setorial de Música, vai ampliar as discussões, oxigenando e fortalecendo as entidades e todo o processo em si.
No Responses to “Porão do Rock 2009 começa nesta quinta-feira (17/09) com ciclo de Conferências Livres na Biblioteca Nacional”