O grandioso Porão do Rock, evento esperado todo ano, desta vez, como sempre, não decepcionou os fãs das várias vertentes do bom e velho rock n’ roll. A cobertura para o site ficou por conta de Luan Carlos no texto e de Gabriela Ramos no quesito fotográfico. Espero que curtam o belo trabalho do casal 20 e até o Porão de 2015! 🙂

LuanGabi(corte)

 

PORÃO DO ROCK 2014

Realizado desde 1998 e considerado um dos maiores festivais de música independente do Brasil, o Porão do Rock 2014 fez jus ao seu tamanho e tradição. Com 35 atrações, divididas em três palcos nos dias 30 e 31 de Agosto, sendo elas locais, nacionais e internacionais, o evento pode ser considerado um sucesso pelo massivo público que compareceu: cerca de 55 mil pessoas. Oportunidade para esse pessoal todo conhecer novos sons e curtir os já consagrados ídolos.

A estrutura do Porão esse ano contou com diversas lanchonetes e bares, loja oficial do evento, plataformas para deficientes, arquibancada VIP, Bungee-Jump e Paredão de Escalada, além das tradicionais tendas dos projetos Rodas da Paz, Porão Sustentável e da Rádio Transamérica. Apesar de tudo isso, o público tinha bastante espaço para se distribuir e curtir, o que não evitou o aglomerado nos principais shows, onde todos queriam estar perto para registrar aquele momento, inclusive na área de imprensa. Havia uma quantidade suficiente de seguranças, para evitar qualquer tipo de problemas que, vale a pena ressaltar, não existiram de forma alguma. Muitas bicicletas e skates trafegaram tranquilamente no local, incentivados pelo projeto Rodas da Paz, tornando o deslocamento interno mais fácil para os que vieram nesses meios de transporte. Para finalizar os pontos positivos, pôde-se notar a presença de várias famílias, com crianças de todas as idades, inclusive bebês de colo.

De negativo, é necessário destacar que o Palco Budweiser ficou muito longe dos outros, o que atrapalhou bastante o deslocamento da imprensa e dos demais espectadores. O Palco Chili Beans ficou muito alto em relação aos demais, dificultando aos profissionais e a todos que queriam tirar fotos das bandas que lá se apresentaram. Especialmente no Palco Budweiser, uma crítica, a iluminação nos bateristas ficou escura em geral, e, em alguns momentos, foram necessários ajustes no som após o início das apresentações.

No sábado (30/08), começando pelas atrações principais, tivemos um show muito bom do Jota Quest, com muita energia, que contagiou o público. Simultaneamente, tivemos o som pesado e as letras críticas do Ratos do Porão enlouquecendo a multidão no palco do metal. Com toda irreverência dos irmãos Suplicy, o Brothers Of Brazil tocaram sua mistura de punk rock e bossa nova agitando a noite. Depois, a Nação Zumbi trouxe toda a sua percussão e cantou seus clássicos com a ajuda da galera. No fim da noite, ainda teve uma excelente performance do André Matos, com um clima maravilhoso entre a banda e fãs, e, finalizando a noite, Pitty mesclou seu novo CD “Sete Vidas” com alguns sucessos, agradando uma grande multidão que ficou até as 3h da manhã.

Fora as estrelas do dia, as bandas Arandu Arakuaa e Madrenegra conquistaram direito a uma citação especial. A primeira inaugurou o festival e trouxe uma mistura de metal com ritmos, figurino e instrumentos indígenas. E a segunda trouxe ao palco ninguém menos que Marcão Britto (produtor da própria banda), ex-guitarrista do Charlie Brown Jr, para tocar uma música deles e uma do CBJR, causando um grande frissom no local. Das demais bandas independentes, merecem destaque as de fora do DF [The Baggios (SE), Far From Alaska (RN) e Facada (CE)], e as locais Scalene, Suicídio Coletivo, Terror Revolucionário e The Evil Rock.

Já no domingo (31/08), mais uma excelente leva de ídolos. Começamos com a apresentação de pop rock de Érika Martins (antiga Penélope), que tocou suas músicas novas e algumas antigas, contando com Fred (ex-baterista do Raimundos) em sua banda. Seguindo, tivemos  CJ Ramone enlouquecendo a massa ali presente com seu punk rock autoral e os clássicos imortais da sua antiga banda. Após isso, os Titãs tomaram a cena com uma setlist agressiva, remetendo aos primeiros álbuns, com a presença da Érika Martins na música “Flores”, e introduzindo muitas músicas do seu novo CD “Nheengatu”.

Após tudo isso, foi formada uma verdadeira panela de pressão em um dos shows mais aguardados do Porão: Cavalera Conspiracy. O espetáculo contou com tudo: aglomeração do público, gravação de um videoclipe ao vivo, algumas músicas novas e muitos sucessos da época de Sepultura. Delirante! Marcelo D2 também marcou presença com o seu samba rap, fazendo os espectadores cantarem e dançarem, trazendo os clássicos e a presença de Fernandinho Beatbox. E, fechando o festival, um show excelente do Raimundos, trazendo muitas faixas do novo CD “Cantigas de Roda” e hits imortais cantados à plenos pumões por todos. Érika Martins também cantou com eles na música que compuseram juntos em 1999 “A Mais Pedida” e o ex-baterista Fred também tocou muitos sucessos. Ao final, Digão chamou todas as bandas que ainda estavam ali às 3h da madrugada para subir ao palco e cantarem a indefectível “Puteiro Em João Pessoa”. Um ótimo fechamento para um ótimo evento, no geral.

Saindo das atrações principais, as bandas Detrito Federal e Project 46 merecem serem citadas à parte, pois ambos os shows tiveram um nível elevadíssimo de participação e empolgação do público, com o Project 46 trazendo o seu próprio cenário ao palco. Os outros destaques do domingo foram as bandas Adriah, Dona Cislene, Nevilton (PR), Trampa, Ação Direta (SP) e Bruto, todas agitando o pessoal com seus sons e estilos.

1º DIA

Madrenegra(marcelino) (Custom) pitty (Custom) ratos1 (Custom) Scalene (Custom) supla (Custom) Terror (Custom) Andrematos (Custom) Arandu (Custom) Baggios (Custom) casacasta3 (Custom) Dillo (Custom) EvilRock (Custom) FarFromAlaska (Custom) JotaQuest (Custom) Madrenegra(marcao) (Custom)

2º DIA

Project46 (Custom) Raimundos (Custom) Titas (Custom) Trampa (Custom) Adriah (Custom) Bruto (Custom) cavalera (Custom) CJRamone (Custom) Detrito (Custom) DonaCislene (Custom) Erika (Custom) MarceloD2 (Custom) PenuriaZero (Custom)