O gênero suspense vira e mexe nos presenteia com boas surpresas, são produções com pouco destaque ou nenhum pedigree, mas ao estrear, demonstram potencial e vão colecionando elogios de público e crítica. Posso citar como exemplo, “A Morte do Demônio” (1981), “A Morte Pede Carona“(1986) e um lançamento fresquinho, “O Homem nas Trevas” (2016).

A produção “O Homem nas Trevas”, tem várias virtudes:

  1. No elenco, as peças principais, Stephen Lang e a lindinha Jane Levy, interpretando respectivamente o homem cego e a jovem Rocky, garantem a imersão no drama proposto pelo roteiro;
  2. Falando em roteiro, o texto escrito a duas mãos por Fede AlvarezRodo Sayagues, é bem amarradinho, os dois já mostraram parceira e simbiose ao escrever o remake do clássico “Evil Dead” em 2013;
  3. O diretor Fede Alvarez, — que até fez um bom trabalho escrevendo e dirigindo o remake de “Evil Dead” — consegue equilibrar e pontuar todas as situações pretendidas para manter o espectador atento; e
  4. Ainda falando de especificações técnicas, a fotografia (Pedro Luque) consegue representar os momentos claustrofóbicos, a trilha sonora (Roque Baños) cumpre seu papel e a edição (Gardner Gould) garante ótimos momentos, acelerando e freando no tempo certo.

Os eventos e motivações ocorridos em “O Homem nas Trevas“, são diferentes dos apresentados em outra produção claustrofóbica: “Rua Cloverfield, 10“; uma boa oportunidade de emparelhar dois bons filmes do ano, que tratam de elementos relativos a fobia de lugares fechados e funcionam muito bem.

DB

Jane Levy

Em relação a sinopse, aconselho você se apegar apenas ao que é mostrado no trailer: trio de jovens invade casas e cometem pequenos roubos, vai dando tudo certo, até resolverem adentrar a residência de velhote cego. A partir daí, qualquer outro detalhe pode virar um spoiler gigante e estragar surpresas.

Produzido por Sam Raimi, cineasta aficionado por produções do gênero terror e suspense, “O Homem nas Trevas” é uma grata surpresa, considero um dos melhores do ano e vou dar nota 9,5. Talvez ao final de 2016, por várias questões, ele não figure no meu top 10, mas com certeza haverá uma menção honrosa.

P.S.: “O Homem nas Trevas“, “Águas Rasas” e “Os Caça-Fantasmas“, os três últimos lançamento da Sony Pictures formam uma feliz trinca de ótimos filmes, vamos ver se teremos um quadrado perfeito com a estreia de “Sete Homens e um Destino”, remake do clássico do faroeste a ser lançado em 22 de setembro.

Trailer

[youtube width=”590″ height=”332″]https://www.youtube.com/watch?v=uKY0dYfOibI[/youtube]