Pionerismo a gente vê por aqui!
O ano de 1995 vislumbrava um futuro excelente para o mundo da informação e transmissão de dados. A internet no Brasil, mesmo com toda a desigualdade social crescia a bons números, em contrapartida, a conexão era assustadoramente terrível. Você que reclama da internet hoje, não sabe o que era acessar a web em uma conexão discada a 56kbps, concatenada ao barulho irritante do modem para permitir o acesso. Sério, você não sabe!
[singlepic id=180 w=320 h=240 float=left]
Já o Biquini sabe! A banda desde 1995 é pioneira entre os artistas ‘brazucas’ na troca de informações via WWW com seus fãs através de site e e-mail, e a grande aposta, mostrou-se um grande acerto. Essas ações alinhadas às comemorações de dez anos do grupo, inspiraram em 1998 um CD chamado biquini.com.br, que seria comercializado com faixa interativa e uma promoção de acesso gratuito por um provedor de internet. A música de trabalho chamada “Janaína”, caiu nas graças das rádios ao narrar as aventuras de uma mulher batalhadora e sonhadora.
A Janaína de biquini.com.br era perseverante como a banda que a criou! Além do single, deliciosas canções como “Sabor do Sol”, “Goiatuba”, “Sexta-Feira” e “Escola”, eram outros destaques. Um ótimo disco!
No ano de 1998, aproveitando a volta do grupo às paradas de sucesso, a gravadora lança o CD Remixes. O vocalista Bruno sugeriu que eu sou implicante, hehehe, afirmando que este CD tem coisas divertidas. Ok, até agora eu não sei divertido pra quem? Eu só queria saber se o nascimento desse CD se deve a uma dívida do Biquini com a gravadora ou vice-versa? =P
Uma nova década, novos tempos.
[singlepic id=178 w=320 h=240 float=right]
O temido bug do milênio, esperado para acontecer na virada de 1999 para 2000, não resetou as máquinas e nenhum computador enlouqueceu. Talvez uma único problema que possa ser atribuído tardiamente em razão deste bug, foi a saída do baixista Sheik no fim de 2000. Com exceção desta ‘baixa’, foi um ano interessante para o Biquini, o CD Escuta Aqui, dava continuidade ao trabalho anterior, composto de melodias doces e interessantes e em conjunto com a internet, representava o comprometimento da banda para desenvolver ’mimos’ e continuar informando os fãs.
Do CD, podemos destacar a faixa título além de “Você Existe Eu Sei”, “Quando Eu Te Encontrar”, “Nunca Estou Só” e “A Tarde”. Novamente, tivemos a inclusão de uma faixa interativa e a promoção de provedor de internet.
Após um hiato de praticamente sete anos sem tocar em Brasília, O Biquini estava de volta, para tocar no réveillon de 2000. Com Patrick Laplan no baixo – muitos dizem que era a única coisa que prestava nos Los Hermanos – e um show repleto de covers. Bruno e Cia aproveitaram as últimas apresentações da turnê como laboratório para testar o repertório do novo CD. Trocando em miúdos, gostei e não gostei, afinal, tantos anos sem vê-los ao vivo foi ótimo, mas curtir um repertório quase ‘sem biquini’ foi no mínimo estranho. Mas tudo bem.
[singlepic id=175 w=320 h=240 float=left]
O CD citado acima levou o nome de 80 (2001), e homenageava as bandas que tanto lutaram ao lado do Biquini por um rock nacional consistente, sagaz e formador de opinião. O tracklist composto por “Toda Forma de Poder” (Engenheiros do Hawaii), “Angra dos Reis” (Legião Urbana), “Múmias” (Biquini Cavadão), “Juvenília” (RPM), “Me Chama” (Lobão), “Educação Sentimental II” (Kid Abelha), “Carta Aos Missionários” (Uns e Outros), “Camila Camila” (Nenhum de Nós), “Armadilha” (Finis Africae), “Hoje” (Camisa de Vênus), “Estado Violência” (Titãs), “Quem Me Olha Só” (Barão Vermelho) e “A Novidade” (Os Paralamas do Sucesso) é ótimo! Quase impossível elencar os destaques. Mas se você é do tipo que curte um ‘pula faixas’ para conhecer um álbum, comece por “Toda Forma de Poder”, “Educação Sentimental II” e “Carta Aos Missionários”.
Aproveitando novamente a boa fase do grupo, a nova gravadora lança novamente um produto, que desta vez não era um CD de remixes, ufa! E sim uma preciosa caixa com os quatro primeiros álbuns Cidade em Torrentes, A Era Incerteza, Zé e Descivilização. Perfeito!
O Biquini seguro, dentro da Fortaleza!
[singlepic id=177 w=320 h=240 float=right]
O grupo segue em turnê pelo país, e 80 gera um barulhinho bom. O Biquini cai nas graças do povo quente e acolhedor de Fortaleza/CE. Os shows da banda na cidade, quase sempre no festival Ceará Music impressionam e gera um amor mútuo. Aproveitando o ensejo, a banda planeja um grande salto, para isso registra no festival cearense de 2004 uma de suas apresentações, lançando-a no ano seguinte, com o título Biquini Ao Vivo nos formatos CD e DVD.
A boa energia quase tangível que vem do palco, os novos arranjos para canções clássicas e as inéditas “Dani”, “Vou Te Levar Comigo” e “Quanto Tempo Demora Um Mês”, fazem do CD/DVD Ao Vivo um produto divertidíssimo e obrigatório.
Desde a apresentação no réveillon de 2000, cinco anos se passaram, em agosto de 2005, o Biquini volta à Brasília para uma apresentação na boate Macadâmia. Em Junho de 2006, agora para uma apresentação intimista em outra boate, desta vez no café Cancun. Em agosto, juntamos ‘uma galera’ e fomos para Goiânia, curtir o festival Go Music, arrebatador, com direito a um Bruno enlouquecido se pendurando na grua da equipe de tevê. Sensacional! =D No ano de 2007 passamos em branco. =/
[singlepic id=179 w=320 h=240 float=left]
Aproveitamos então para curtir o lançamento do CD Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer (2007), bem como as coletâneas no mesmo ano, sob o título 1985/2007 – Sucessos Regravados, em dois volumes. Os 24 sucessos escolhidos para receber nova roupagem, contemplam todas as fases do grupo e é imprescindível para quem quer conhecer mais sobre a banda.
O CD de inéditas S.Q.S.A.V.O.S.N. nos brinda com a habilidade do Biquini em produzir coisas novas e boas, sabemos muito bem que vários artistas não conseguem lançar mais nada que ‘preste’ após anos de carreira. “Em Algum Lugar No Tempo”, “Você Me Perdoa?”, Só Quem Sonha Acordado Vê O Sol Nascer”, “Estou Com Saudades de Você”, “Cada Um Com A Sua Cara” e “Foi Só Distração” são alguns dos destaques. Leia um review completo aqui.
No ano de 2008 conseguir ver dois espetáculos da banda, a primeira em fevereiro, no clube Jaó na cidade de Goiânia (saiba + aqui) e a outra em abril, em um super show Blitz + Biquini (saiba + aqui). Nesses dois shows saímos de madrugada dos espaços, pois batendo papo com o vocalista Bruno, o cara adora uma boa conversa e nós também. Aí fica fácil! Inclusive o CD que estamos sorteando, foi autografado neste show de abril. Guardei até hoje para sorteá-lo em uma ocasião especial, acho que consegui né?
[singlepic id=176 w=320 h=240 float=right]
Em dezembro deste mesmo ano, o grupo lança o 80 – volume 2, ao contrário do primeiro, este foi registrado ao vivo no Rio de Janeiro (leia + aqui). As 14 canções do tracklist no CD são “Exagerado” (Cazuza), “Inútil” (Ultraje a Rigor), “Revoluções Por Minuto” (RPM), “Infinita Highway” (Engenheiros do Hawaii), “Marvin” (Titãs), “Índios” (Legião Urbana), “Música Urbana” (Capital Inicial), “Teoria” (Biquini Cavadão), “Romance Ideal” (Os Paralamas do Sucesso), “Tainted Love” (Soft Cell), “Até Quando Esperar” (Plebe Rude), “Tempos Modernos” (Lulu Santos), “Envelheço Na Cidade” (IRA!) e “Bete Balanço” (Barão Vermelho). O DVD além dos extras, tem seis canções como bônus. O resultado do produto é tão bom, que eu sei claramente do que eu não gostei. Não curti “Infinita Highway” – ficou mais do mesmo – e a terrível versão de “Romance Ideal”. Um convidado às vezes faz toda a diferença, nesse caso para o mal. Durante o processo de produção de 80 – volume 2, Patrick Laplan deixa o baixo amigavelmente para cuidar de sua banda, a Eskimo. O produtor Marcelo Magal assume o instrumento e assim como seu antecessor, também ‘comanda’.
A banda volta à cidade no dia 03/07/09 para um show arrebatador, o público que compareceu no Festival de Inverno, sairia maravilhado. Naquela data, além do Biquini ainda tivemos shows do Lulu Santos e Ultraje a Rigor. Uma super noite! (saiba + aqui).
Esperamos, esperamos e esperamos, até janeiro deste ano. Mais um brinde a diversão e ao bom senso. Show na ‘faixa’ e um Biquini super empolgado, encerrando a 40ª edição da tradicional Corrida de Reis (saiba + aqui).
Por enquanto é só, produzirei outro texto, vamos ver o que sairá no próximo. Os links dos shows e CDs que eu indiquei, recomendo o clique, porque além de serem publicações nossas possuem descrição, setlist e fotos.
Saudações Biquinianas.
Já leu a parte 01? Leia aqui
Já está concorrendo ao CD? Saiba mais aqui
No Responses to “O Biquini – Parte 02”