Com prazer, e sem nepotismo algum, eu, Cristiano Porfírio, editor do N.R.D.R., declaro aberta as escolhas dos Melhores do ano #NAROTADOROCK – Tô por Dentro e sou Cult – Edição 2010. Além dos melhores, não resisti e votei em alguns piores. Comentem por favor! Sei que é ridículo implorar, mas vai que funciona!

MELHORES:

– Filme

Nacional: Tropa de Elite 2 – não necessita de justificativa, simplesmente sensacional.

Internacional: Toy Story 3 uma pequena obra prima.

Menções honrosas: Homem de Ferro 2, Kick Ass, Scott Pilgrim Contra o Mundo e A Origem. Definitivamente um ano de bons filmes, eu poderia citar mais alguns tranquilamente.

– Programa de TV

Este voto se repetirá na próxima escolha, mas vamos lá, The Walking Dead é o supra sumo do ano, discute relacionamentos em meio a degustação explicita da carne humana pelos não mortos. Além de sensacional, chuta a bunda dos vampiros românticos e purpurinados. Zumbis é o que há!!!

Menção Honrosa: Não sou um telespectador assíduo, com exceção de telejornais e futebol, vale citar Ghost Hunters em razão de ter conseguido fazer eu perder horas na frente da TV.

– Série de TV

The Walking Dead. Os zumbis ‘rulearam’, mesmo que tenha sido em apenas 6 episódios.

– Teatro

2010 foi o ano que eu não fui ao teatro. Infelizmente.

– Atriz (destaque em qualquer mídia)

Chloe Moretz a menina heroína de Kick Ass. E destaque para o crescente trabalho de Alice Braga nas produções Hollywoodianas.

– Ator (destaque em qualquer mídia)

Wagner Moura (Tropa de Elite 2) e Leonardo DiCaprio (A Origem).

Menções honrosas: Michael Cera (Scott Pilgrim), Robert Downey Jr (Homem de Ferro 2) e Adriano Siri o bad guy de Federal.

– DVD/Blu-ray

Alien Anthology (blu-ray), espetacular pacote de extras e qualidade de áudio e vídeo. O monstro babão do espaço nunca esteve tão bem representado.

Menções honrosas: Homem de Ferro 2, Toy Story 3 e Avatar.

Em tempo: Não compro mais DVDs.

– Rádio (Estação, programa, vinheta, qualquer coisa…)

Cult 22 da rádio Cultura 100,9, duas horas de rock toda sexta a partir das 22h.

Menção honrosa para o meu programa Na Rota do Rock aos sábados das 16 as 18 na www.radioguaraweb.com.br. Escolha sem ética nem vergonha. =P

– Show

Nacional: Biquini Cavadão no encerramento da 40ª Corrida de Reis (+ aqui).

Internacional: B.B. King foi emocionante ver o bluesman de 85 anos no palco. Sério! Inesquecível! (+ aqui).

Menções honrosas: Green Day no ginásio Nilson Nelson (+ aqui) e Franz Ferdinand no Marina Hell (+ aqui).

– Álbum

Nacional: Esse ano não teve melhor disco de pop rock nacional. O Nando Reis tentou inventar a roda, acabou furando de vez o pneu com o tal “Bailão do Ruivão”. Skank (ao vivo), Rappa (ao vivo), Lulu Santos (Acústico II) lançaram ótimos discos, mas, tratam-se de discos “ao vivo”, então, de ‘novidade’ só as ‘inéditas’. Lenine (Lenine.doc) desenterrou canções que ele usou em trilhas sonoras, é interessantíssimo, mas longe da alcunha de melhor do ano. O Capital Inicial e seu Das Kapital tem suas qualidades e só. =/

Internacional: Scream (Ozzy Osbourne) em minha opinião foi a grande surpresa do ano. Sou fã do príncipe das trevas, mas eu não acreditava que ele pudesse novamente lançar um bom disco, e isso aconteceu. Maravilha!

Menção Honrosa: The Social Network (Trent Reznor and Atticus Ross), ok, é uma trilha sonora instrumental, mas o resultado é muito bacana.

– Música

Nacional: Eu vou cometer uma incoerência nesse exato momento, não votei em álbum nacional em razão dos requentados lançamentos, mas para música será inevitável, a releitura de “Adivinha o Quê” de Lulu Santos com participação nos vocais da cantora Marina de La Riva é de uma sensualidade incrível.

Menção Honrosa: Psycho Killer a versão dos Móveis Coloniais de Acaju para a música do grupo Talking Heads é sensacional.

Internacional: Black Rain (Soundgarden) o single mais selvagem do ano, é bom ouvir os acordes vocais de Chris Cornell, em uma canção inédita, prometendo um álbum para 2011. #oremos

Menções Honrosas: Let Me Hear You Scream (Ozzy Osbourne) deliciosa e divertida. Não posso esquecer das fodásticas versões de You Really Got Me (The Kinks) e I Still Haven’t Found What I’m Looking For (U2), respectivamente executadas por Metallica e Disturbed.

– Livro

Eu Sou Ozzy, a biografia do príncipe das trevas, escrita por ele próprio é uma das coisas mais divertidas que eu li na minha vida, e explica muita coisa, afinal, porque o Ozzy é maluco assim?

– Quadrinhos

Ando afastado de quadrinhos, mas posso recomendar “Kick Ass”, a obra de Mark Millar e John Romita Jr é tão imperdível quanto o filme.

– Game

God of War III. Violência não faz mal a ninguém né? É relaxante jogar distribuindo carinhos brucutus na “oreia”, espadadas bem localizadas e ainda arrumar um tempo para sensualizar com as minas que querem mais que dólar, trocar fluidos com o espartano Kratos.

– Esporte

César Cielo é o grande destaque, ainda mais valorizado pelo fato que eu não sei nadar. Dá uma inveja danada!

– Texto do NRDR

Esse ano foi ruim textualmente para o N.R.D.R., a faculdade quase arruinou minha interação com meus amigos leitores, sem ética alguma vou votar nos textos que eu produzi na semana Biquini Cavadão (+ aqui).

– Blog/Site

Blog do iPhone (http://www.blogdoiphone.com/), eficiente, rápido e útil para os amantes do gadget concebido pelo velho Steve.

Menção Honrosa: Blu-rays Legendados (http://www.blurayslegendados.com/) informações úteis e valorosas sobre blu-rays legendados, importações e promoções nas lojas gringas. Aumentou ‘geral’ a minha coleção e consequentemente a minha dívida no cartão de crédito.

– Categoria randômica (o votante escolhe)

Melhor emprego: O do político, que aumenta seu próprio salário em 60% sem falar ou se importar com o chefe, que por acaso somos nós. #VDM

PIORES:

– Filme

Fúrias de Titãs. Não preciso dizer mais nada!

Menções horrorosas para qualquer um do Adam Sandler, Jennifer Lopez, Eclipse e Sex in the City.

– Programa de TV e Série de TV (nesse caso dá quase na mesma)

Pior dá tudo na mesma, vamos lá: Xuxa, Seinfeld e novelas.

– Atriz

Xuxa ou qualquer coisa que o valha.

– Ator

Hayden Christensen ou qualquer coisa que o valha.

– DVD/Blu-ray

De Volta para o Futuro sem dúvida alguma, um exemplo prático de como não respeitar o colecionador.

– Rádio (Estação, programa, vinheta, qualquer coisa…)

As pop grudentas axezentas, sertanojentas, emocorentas e qualquer coisa que as valha.

– Show

Simple Minds, não foi o pior do ano, mas que deu um sono da porra, ah, isso deu!

– Álbum

O Bailão do Ruivão, pô Nando, faz isso com a gente não!!! Tenha misericórdia.

– Música

Fico em dúvida entre as da Lady Gaga e do Restart, ou qualquer coisa que os valha.

– Esporte

A promoção da CBF em distribuir títulos a torto e à direita e a insistência infinita em se homenagear o Pelé. Já deu, sinceramente! #prontofalei

– Categoria randômica (o votante escolhe)

Políticos cara de pau, que não cansam em fazer a gente se sentir mal. #prontofalei