Último dia de 2012, é hora de uma lista básica. Separei por nacional e internacional e ainda fiz uso de menções honrosas e comentários. Tá pensando o quê? Tô por Dentro e sou Cult, hahahaha zoação! E você, o que achou das escolhas? Gostou comente, caso não concorde, eleja as suas. O espaço é seu!

– Filme

Nacional: “Gonzaga – De Pai para Filho”. Emocionante, perfeito tecnicamente e em alguns momentos inquietante graça a densidade do relacionamento entre Gonzaga e Gonzaguinha. Imperdível!

Menção honrosa: “2 Coelhos”. Amo cinema nacional, mas este 2012 foi fraquíssimo, apostou demais em comédias sem pé, nem cabeça e com atores de gosto e interpretação duvidosas. Após tantos desastres, 2 Coelhos entra fácil em qualquer lista de melhores do ano. Ótimos efeitos especiais, boas atuações, roteiro leve e com muita inspiração em Guy Ritchie e Tarantino.

Internacional: “007 Operação Skyfall”. Uma palavra: Sensacional!

Menções honrosas:
* Os Vingadores, simplesmente delicioso e preciso.

* O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods) sem duvida o melhor final para um filme de terror nos últimos anos.

* Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, seria o melhor do ano caso tivesse 30 minutos a menos.

 

– Programa de TV

A Rede Globo chegou perto da perfeição com duas produções: “Como Aproveitar o Fim do Mundo” e a versão brazuca para o reality show “The Voice”.

 

– Série de TV

The Walking Dead. Humanos buscando resolver o quebra-cabeça da convivência, enquanto tentam sobreviver em meio a um apocalipse zumbi. Sinopse perfeita para uma série violenta, questionadora, emocionante e viciante.

Menção Honrosa: “The Big Bang Theory”. A temporada caiu um pouco de produção, mas continua sendo bacana acompanhar os geeks e suas relações e trapalhadas sociais.

 

– Teatro

2012 o ano que o teatro passou em branco. Triste mas é verdade. Quase nada me chamou atenção.

 

– Atriz (destaque em qualquer mídia)

Rooney Mara, por “Millenium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”.

 

– Ator (destaque em qualquer mídia)

Christian Bale, por “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.

Menção Honrosa: Michael Fassbender, pelo papel do androide em “Prometheus”.

 

– Diretor (destaque em qualquer mídia)

Martin Scorsese, por “A Invenção de Hugo Cabret”.

 

– DVD/Blu-ray (destaque em qualquer mídia)

Indiana Jones – a saga completa do I ao IV (blu-ray). Indispensável em qualquer coleção. Excelente imagem e ótimos extras.

Em tempo: Não compro mais DVDs.

 

– Rádio (Estação, programa, vinheta, qualquer coisa…)

Programa PDR (Porão do Rock). Todas as sextas na rádio Transamérica 100,1 das 16 às 17h.

 

– Show

Nacional: “O Rappa”. 05 e 06/10 – Fundição Progresso/RJ. Banda tocando em casa, sensação inexplicável (+ aqui).

Menções honrosas:
* Biquini Cavadão. 15/9 – Fundição Progresso/RJ (+ aqui).

* Pedra Letícia. 23/6 – Arena Futebol Clube. Fantástico, divertido e necessário. Quase quatro horas de show, é mole ou quer mais?

* Lulu Santos. 30/11  Orla – Clube De Engenharia/DF (+ aqui).

* Planet Hemp. 14/12 – Estacionamento do Estádio Mané Garrincha/DF. A galera ficou crazy com a marola verde fumegante, eu não fumo, mas o show foi ducaralho.

Internacional: “Foo Fighters”. 07/04 – Jockey Club/SP. Uma palavra define: Espetacular!

Menção honrosa: “Slash”. 04/11 – Ópera Hall/DF ou Hell? – Espaço infernal de quente. O guitarrista de cartola foi uma grata surpresa no quesito show internacional em Brasília. E isso no apagar das luzes, quase acabando o ano (+ aqui).

 

– Álbum

Nacional: Curti demais o embate do século. O álbum “Ultraje a Rigor X Raimundos”, uma grata surpresa. O troca-troca de repertório entre os dois grupos gerou o disco mais divertido e imprevisível do ano.

Menções honrosas:
* O registro “Lino, Sexy e Brutal” ao vivo em São Paulo de João Luiz Woerdenbag Filho vulgo Lobão é perfeito! A obra artística reafirma a necessidade do velho rocker para sacudir a estruturas do nosso rock nacional. Recomendo!

* Capital Inicial está de volta com “Saturno”, um disco mais maduro e pronto para reconquistar o publico mais velho.

* O ruivão após o erro do “bailão…” está se aventurando com “Sei”, primeiro trabalho independente de Nando Reis e por sinal muito bom! Compre pelo site do cantor.

Internacional: Stone Sour com “House of Gold and Bones – Part 1”, o quarto disco do quarteto capitaneado pelo vocalista Corey Taylor (Slipknot) é sensacional e indispensável. É um petardo no pé da oreia!

Menções honrosas:
* Quem diria que Soundgarden com “King Animal” – 16 anos sem lançar um álbum novo e Aerosmith com “Music From Another Dimension!” – 11 anos depois, poderiam estar figurando entre os melhores do ano? Sim, estão, dois discos muito bons!

* Jack White – “Blunderbuss” é outra grata surpresa e mostra a versatilidade do amalucado mestre da extinta White Stripes.

 

– Música

Nacional: “Lálálá” (Pedra Letícia) uma deliciosa crítica aos consumidores do lixo cultural. Um dos maiores males do nosso país.

Menção Honrosa:
* A releitura de “Rebelde Sem Causa” (Ultraje a Rigor) pelos Raimundos ficou muito bacana.

* “O Cristo Redentor” (Capital Inicial) em um álbum em que o maior alvo das letras são os políticos, uma ótima canção sobre a maldita corrupção.

Internacional: “Live To Rise” (Soundgarden) a canção que anunciava a volta da banda de Seattle aos estúdios é incrível. Single da trilha sonora do filme “Os Vingadores”, cumpriu o seu papel que era instigar sobre o retorno do Soundgarden.

Menção Honrosa: Qualquer uma do álbum novo do Stone Sour citado acima. 🙂

 

– Livro

Metallica: A Biografia escrita por Mick Wall. Leitura obrigatória para os fãs da maior banda de trash do mundo. #SemMais

 

– Quadrinhos

2012 a exemplo do teatro, este quesito também passou em branco.

 

– Game

Call of Duty: Black Ops 2. Abaixa a cabeça que lá vem tiro. Boa história, modo online superb e ainda dá para enfrentar zumbis amalucados.

 

– Esporte

Parabéns aos atletas paraolímpicos brasileiros que mataram a pau nas paraolimpíadas. Queria que os outros atletas aprendessem com estes exemplos.

 

– Texto do NRDR

Brasília, a linda de 52 anos do Clube da Luta (leia aqui).

 

– Categoria randômica

Patrícia Amorim finalmente longe do Flamengo. Vamos torcer por dias melhores!