[plot sem spoiler] As aventuras e desventuras de quatro adolescentes na tentativa de ir a um show do KISS, sua banda favorita.
A produção “Detroit Rock City” lançada em 1999 se passa em 1978 e o roteiro tem inspiração em produções dos anos 80, no qual podemos considerar este “noventista” um filme com padrão “oitentista” e isto é uma grande virtude.
O quarteto vivido por Hawk (Edward Furlong), Jeremiah ‘Jam’ Bruce (Sam Huntington), Lex (Giuseppe Andrews) e Trip Verudi (James DeBello) se mete em várias confusões ao tentar assistir a um concerto do KISS, na cidade de Detroit. A diversidade de ‘tretas’ vão de cunho familiar e escolar ao perrengue por ingressos e etc. Quer um roteiro mais anos 80 que isso? E pergunto mais, quem nunca fez loucuras ou as buscou para ter o direito em assistir ao show de seu artista predileto?
Dirigido por Adam Rifkin e escrito por Carl V. Dupré, o longa-metragem contempla o espectador com sequências que garantem ótimas risadas, aproveitando para discutir temas sérios, tais como:
1) A falsa santidade dos párocos e entidades religiosas;
2) Complementando o tema do tópico anterior, a conduta controladora da figura materna que busca qualidades no filho, – inclusive religiosas –, mas não as cultiva, enfim, hipocrisia é mato. A mãe em questão é vivida pela excelente Lin Shaye;
3) Em uma das passagens do filme temos um diálogo muito interessante sobre a necessidade de se respeitar outros gêneros musicais, neste momento os radicais devem ter odiado; e
4) Debates no ambiente escolar, como o bullying.
Outra virtude da obra é retratar o quanto a marca KISS é importante em nichos diversos. Após a sequência introdutória, temos a seguir as cenas dos créditos de abertura que apresentam uma amostra do fenômeno cultural mundial que é a banda. Duas personagens: Beth Bumsteen (Melanie Lynskey) e Christine (Natasha Lyonne) interpretam o título de canções do grupo que são célebres entre os fãs.
Além de Lin Shaye, citada acima, é importante citar que Edward Furlong, o eterno John Connor, e também as atrizes Melanie Lynskey e Natasha Lyonne, que estão se destacando atualmente com bons papéis em ótimas séries, respectivamente como “YelloJackets” e “Poker Face”, contribuem para o bom desenvolvimento de “Detroit Rock City”.
Diverti-me muito com a variedade de extras e o filme em si, pois ao revisita-lo curti não tão somente o longa-metragem, mas também as lembranças de todas as ‘roubadas’ que passei para ir a shows internacionais fora da minha cidade, assim como as próximas recordações a serem criadas com uma nova passagem do KISS pelo país neste mês de abril de 2023.
Nada melhor que uma boa comédia baseada na tríade sexo, drogas e rock’n’roll, para valorizar a nossa coleção em mídia física em Blu-ray com um produto de qualidade.
Parabéns à FAMDVD por mais este lançamento, um timing perfeito!
Compre o seu Blu-ray de “Detroit Rock City” aqui!
P.S.: Não podemos falar sobre uma obra como “Detroit Rock City” sem comentar a trilha sonora.
Trilha sonora
Outras canções executadas no filme
“Lights Out” – UFO
“Frankenstein” – The Edgar Winter Group
“Fox On The Run” – Sweet
“Ladies Room” – Kiss
“Love to Love” – UFO
“Whole Lotta Rosie” – AC/DC
“Radar Love” – Golden Earring
“Love Gun” – Kiss
“Christine Sixteen” – Kiss
“I Wanna Be Sedated” – The Ramones
“Shock Me” – Kiss
“Godzilla” – Blue Öyster Cult
“Strutter” – Kiss
“Blitzkrieg Bop” – The Ramones
“Highway To Hell” – AC/DC
“Popcorn” – Hot Butter
“Beth” – Kiss
“Come Sail Away” – Styx
“Love Hurts” – Nazareth
“I Stole Your Love” – Kiss
“Cat Scratch Fever” – Ted Nugent
“Funk No. 49” – James Gang
“Conjunction Junction” – Bob Dorough
“Good Old Days” – The Beau Hunks
“Making It” – David Naughton
“Wild and Hot” – Angel
“Problem Child” – AC/DC
“Turn to Stone” – Electric Light Orchestra
“Black Superman (Mohammed Ali)” – The Kinshasa Band
“Monster Attacks” – Hans Salter
“Escape (The Pin Colada Song)” – Rupert Holmes
“Black Magic Woman” – Santana
“Every 1’s a Winner” – Hot Chocolate
“Convoy” – C. W. McCall
“Boogie Shoes” – KC and the Sunshine Band
“Fire” – The Ohio Players
“Muskrat Love” – Captain & Tennille
“Calling Dr. Love” – Kiss
“Rock Your Baby” – George McCrae
“Paranoid”- Black Sabbath