Os pilares de uma sociedade são fundados na segurança, educação e saúde. E por que não na cultura?
Todos nossos pilares estão sendo destruídos. Os três principais já são motivos de preocupação, pois os problemas só aumentam: a educação não é valorizada e, se não há respeito, desenvolve-se a violência, e se esta é óbvia, existem mais atendimentos nos hospitais, e, sem atendimento médico, avistamos morte e sofrimento.
Não existe política pública e séria para promover segurança, educação e saúde, Isso é fato! Afinal, vemos exemplo dessa derrocada todos os dias de nossa existência.
A cultura é uma das vítimas desse aviltamento! Esse discurso não é pelo fim dos artistas que desaprovo, pois há espaço para todos. Esse discurso é pela valorização de um bem comum que pode ajudar em vários aspectos nas dificuldades que afligem segurança, educação e saúde. Com cultura, a sociedade se desenvolve e aprende a ter, no mínimo, respeito.
A festa de aniversário pelos 49 anos de Brasília, que acontecerá dia 21/04, é um arquétipo perfeito para as citações acima. Apesar de não gostar dos confirmados Xuxa, Jota Quest, Jorge e Matheus, Cláudia Leitte e das possíveis apresentações de Padre Marcelo Rossi e Ivete Sangalo. Creio que alguns deles deveriam vir, sim, mas todos juntos é uma desvalorização total de um molde cultural razoável.
Na festa de 2007 dava forma ao evento, Calypso e Zezé di Camargo e Luciano, mas também Os Paralamas do Sucesso, que já provaram o seu valor cultural. Em 2008, era a vez de Chiclete com Banana, RBD e o cantor Leonardo. Capital Inicial, que é a cara da cidade, fez um show maravilhoso e inovador, mostrando porque estavam ali.
As comemorações para 2009 tornaram-se uma prova do mau gosto. Houve a preocupação apenas com o “populismo” e não com a “responsabilidade”. Sim, concordo que os políticos têm a necessidade de ser populares, mas não podem, nunca, afastar-se da responsabilidade de governar e perder a oportunidade de deixar um legado social e útil para o povo.
Reitero! Ok, tragam esses artistas, mas valorizem também quem pode dar exemplo e ensinar algo. Afinal, nem só de circo vive o homem.
Para que você tenha consciência da opinião do N.R.D.R., separei alguns links abaixo para que você não nos ache pedante. Leia nossa opinião. Apenas nos preocupamos com o futuro da nação. Que País é Este?
P.S.: Depois desses shows, U2 em Brasília 2010 é obrigação! Embora utópico.
Links:
O Julgamento de quem gosta de Música (aqui)
Música pra que? (aqui)
Modernidade Sim! Esculhambação Não! (aqui)
A Cultura como Elemento Conscientizador e Mobilizador de um Povo (aqui)
Brock engajado dos anos 80 (aqui)
No Responses to “Brasília 49 anos, pode ser tudo, menos uma festa!”