Há aproximadamente 60 dias, a Reverso Produções e a In Off Produções começaram a organizar o show da banda Hevo84 (foto ao lado). O show aconteceu no dia 10 de outubro de 2009, no estação 10, no estacionamento 10 do Parque da Cidade, Brasília (DF). Na maioria das vezes as pessoas saem satisfeitas de um show, tem mais elogios do que críticas, o que não é o caso deste show.
A maioria das pessoas, que vão a um show gostam de tomar bebida (alcoólica), outras são fumantes, mas neste show não era permitida a venda e o consumo de bebida alcoólica e cigarro. Essa com certeza foi a maior insatisfação do público que foi ao show, mas não foi a única.
Ao entrar no evento, as pessoas que estavam com cordões ou pequenos lenços no pescoço, eram obrigadas a retirar o lenço e guardar e quem estava com cordão era obrigado a deixar o cordão na bilheteria (cordões com pingentes de soco inglês, que mal cabiam na mão de recém nascidos). Detalhe: deixei meu cordão na entrada e na saída quando fui pegar, tinham perdido meu cordão.
As pessoas que estavam dentro da Estação 10 e tentavam se comunicar com outras que estavam do lado de fora, do outro lado da grade eram imediatamente forçadas a se afastarem da grade, de forma grotesca e agressiva, como puxões no braço, gritos nos ouvidos, etc.
Era esperado para esse show, aproximadamente 800 pessoas. Sendo assim as produtoras deveriam ter se preocupado mais com a segurança das pessoas que ali estavam, tinham menores de idade, pais acompanhando seus filhos, mas a segurança foi precária. Eram poucos seguranças para tantas pessoas, além do que alguns seguranças estavam sem uniforme, não estava fácil identifica-los. Tinha apenas uma brigadista, pra ajudar as pessoas que estavam passando mal.
Depois das 22h (aproximadamente), as pessoas que chegavam ao local do show foram impossibilitadas de comprar ingressos e de entrar para assistir ao show. A porta do banheiro feminino estava sem maçaneta, ficando assim totalmente aberta, causando constrangimento, não tinha papel higiênico e nem sabonete para lavar as mãos.
A banda Hevo84 demorou quase 30 minutos para subir ao palco, não tinha alambrado para manter o público com um mínimo de distância da banda, então os produtores do show ficaram todo esse tempo pedindo para as pessoas se afastarem do palco, se não a banda Hevo84 não subiria para cantar.
Depois de todos esses problemas, Hevo84 subiu ao palco e fez o melhor. O show deles foi muito bom, eles animaram a galera (que estava precisando mesmo), mas quando a galera estava curtindo toda a vibe positiva, nos 49 minutos do 2º tempo o show acabou. A banda não fez 1 hora de show! Lamentável para o público que pagou R$ 18 na hora, ver apenas 50 minutos de show.
E para fechar com chave de ouro, as pessoas que foram procurar água, refrigerante para comprar depois do show, foram surpreendidas com a resposta de que teria acabado tudo.
A Reverso Produções já produziu os seguintes shows: Gloria, Granada & Rancore Dance of Days, Seletiva Aditive, Aditive, A festa, Granada, Seletiva bsb pró rock, Aditive, Darvin & Skore, Granada & Sugar Kane. E a In Off Produções: Ponto Rock, Fused, Seletiva Fake Number, Fake Number.
A Reverso está há quase 3 anos e a In Off há 7 meses produzindo shows. Eu e meus amigos fomos embora, perplexos com tudo que vimos naquela noite.
Nos dias 9 e 10 de novembro, o administrador, produtor de conteúdo e produtor cultural independente Alê Barreto estará em Brasília para ministrar o curso “Aprenda a Organizar um Show”. Ele também é autor do livro “Aprenda a Organizar um Show” e administrador do site Produtor Independente. O objetivo é ensinar aos participantes como planejar, executar e desmontar um espetáculo musical, assim como desenvolver aspectos da formação do produtor executivo de show, estimular o trabalho do profissional da área de espetáculos musicais e fomentar o conhecimento na área da organização do mercado cultural.
Torço para que o próximo show organizado por essas produtoras, que será o Circuito HC Brasília possa mostrar, que erros como esses serão evitados.
___________________________________________________________________
Antes de comentar leia:
A Reverso produções enviou uma nota de esclarecimento, leia aqui. Caso a outra produtora queira fazer o mesmo basta enviar um e-mail para: narotadorock@gmail.com
Reservo-me o direito de moderar comentários de ofensas pessoais ou que partam para o lado jornalistico. Já que o texto é apenas opinativo e não uma matéria jornalistica.
No Responses to “Tinha tudo para dar certo…”