Segundo a Wikipedia, Single é “a nomenclatura da indústria fonográfica, um single (ou compacto simples) é uma canção considerada viável comercialmente o suficiente pelo artista e pela companhia para ser lançada individualmente, mas é comum que também apareça num álbum. A palavra single também é usada como sinônimo de "música de trabalho".”

Três singles tomaram a internet de assalto nestas últimas semanas: A Looking In View do Alice In Chains, The Fixer do Pearl Jam e Me Adora da Pitty.

<>———————————————————————————-<>

A Lookin In View – Alice In Chains

O Alice in Chains era uma das bandas mais celebradas do rock grunge de Seattle. Ao atingir fama internacional junto com suas conterrâneas Pearl Jam, Nirvana e Soundgarden, testemunhou em 2002 o fim, após o vocalista do grupo Layne Staley ser encontrado morto por overdose de heroína.

Em 2005, os integrantes remanescentes: Jerry Cantrell (guitarra), Mike Inez (baixo) e Sean Kinney (bateria) decidiram dar continuidade ao trabalho da banda. Agora com William DuVall no lugar do falecido vocalista Layne, a banda lançará em 29 de setembro o álbum Black Gives Way to Blue.

Alice in Chains – A Looking in View
   
Found at skreemr.com

Aperte o play!

O single escolhido pelo Alice in Chains para promover Black Gives…foi “A Looking In View”. Em seus sete minutos de duração a música impressiona pelo timbre do vocal de William, remetendo diretamente ao vocalista original. O arranjo faz jus aos trabalhos da banda com guitarra suja acompanhada por uma ótima bateria e um refrão que diz: “olhando na vista do exterior, desperados planos fazem sentido em uma vida pequena.” Depressivo como o Alice tem que ser.

<>———————————————————————————-<>

The Fixer – Pearl Jam

Como o Carlão alertou aqui, Backspacer, o primeiro trabalho do Pearl Jam pelo selo Island/Universal Music está chegando as lojas no dia 21 de setembro.

Aperte o play para ouvir uma prévia da canção ou clique em listen to…para ir ao site do Pearl Jam e ouví-la por completo. Chegando lá, aperte o play (repetitivo né?) no deck de fita cassete e curta The Fixer.

The Fixer”, a música de trabalho para colocar o Pearl Jam no topo das paradas nasce com todos os ingredientes para ser um sucesso. Refrão chiclete, arranjo explorando o talento dos músicos da banda e um Eddie Vedder inspirado mandando brasa nos vocais de um rock otimista.

<>———————————————————————————-<>

Me Adora – Pitty

A baianinha roqueira está de volta após os cds de estúdio “Admirável Chip Novo” (2003), “Anacrônico” (2005) e um ao vivo “{Des}Concerto ao Vivo” (2007). O álbum Chiaroscuro, a ser lançado em 10 de agosto, trata-se de um projeto ambicioso que foi acompanhado desde o início pelos fãs, e Pitty não fez feio, os alimentado de novidades e desgustações. Pelo que foi ouvido até agora, espera-se êxito.

O single “Me Adora” passeia pela falta de respeito recorrente em ruptura de relacionamento e a causa e efeito de desilusões amorosas. A canção de frases como “Cuidado quando for falar de mim e não desonre o meu nome” ou “Que você me adora, que me acha foda. Não espere eu ir embora pra perceber” é quase um bolero rock com direito a castanholas e um vocal que remete à jovem guarda.

Bem executada, produzida e mixada, já pode ser pedida na rádio de sua preferência e tem tudo para figurar em boa posição nos “top ten” clássicos das programações radiofônicas. O refrão de Me Adora está sendo acusado de auto-promoção, mas é injustiça, afinal, os fãs da Pitty são fanáticos e realmente acham a cantora foda!