Crédito das fotos: Cristiano Porfírio
Você sabe o que é Terrir?
Bem, “terrir” é um gênero em que o terror faz rir, naturalmente, você deve achar que essas risadas resultam de uma produção trash. Saiba que não necessariamente, o roteiro pode ser escrito inteligentemente para preencher esse requisito. Prova número um, é o filme O Jovem Frankenstein (1974), dirigido por Mel Brooks, simplesmente um clássico! Se não assistiu, recomendo.
O segundo exemplo, trata-se da montagem Terror – A Comédia, escrita e dirigida pela Cia de Comédia Setebelos, atestando claramente, que um roteiro ‘bem bolado’, diverte e proporciona ao público boas gargalhadas.
A peça gira em torno das maluquices do Dr. Filipildes (Lucas Moll), um cientista que atrai para seu castelo os monstros Esqueleto (Daniel Lima), Fantasma (Paulo Mansur) e o Conde Drácula (Saulo Pinheiro), prometendo resolver os inconvenientes de suas vivências monstruosas. A história se complica com a visita do caçador de vampiros, o impiedoso Van Helsing (Daniel Lima). Completando o hall de personagens e a incursão ao horror, ou melhor, ao terrir, temos a visita da Morte (Daniel Villas Boas) e a criação de Frankenstein (Leonidas Fontes). Será que eu falo mais sobre o texto? Acho que não, vou deixar você descobrir.
As ótimas e divertidas interpretações, os textos “redondinhos” e a produção dos cenários, são o produto de uma direção competente. A sonoplastia não entrou neste hall porque merece ser citada separadamente. O músico e sonoplasta Marcelo Dal Col (que assina a edição, montagem e execução da trilha), desenvolveu um novo conceito, a sonoplastia com efeitos sonoros 3D Surround 5.1., inédito nas peças em Brasília, e também em outras companhias do Brasil.
O som surround proporciona ao público uma total imersão no espetáculo. Os efeitos sonoros que valorizam Terror – A Comédia, necessitam de atenção e um trabalho técnico cuidadoso, como a calibração e o posicionamento correto das seis caixas de som para cada apresentação, como observa Marcelo Dal Col, “é realmente um desafio montar o sistema adaptado para cada espaço”. A novidade também é ressaltada por Fernando Farias, produtor do grupo, “é muito interessante observar a reação do público às cenas com o efeito surround. Por ser um espetáculo de terror, as pessoas ficam o tempo todo acompanhando a movimentação do som, esperando um susto de algum ator que desça para a platéia”.
Quer que eu fale mais? Ok, sem estragar surpresas, frases como: “Morcego, morcego” e “Foi o Frank”, podem virar bordões no seu grupo de amigos; o texto dos personagens do horror com referência a temas cotidianos, tais como: trabalho e relacionamentos, é preciso, assim como as menções aos escândalos políticos; e, a esquete com canções: Thriller (Michael Jackson), Everybody (Backstreet Boys), Morto Muito Louco (Furacão 2000) e Dança do Vampiro (Asa de Águia), tornam a experiência muito divertida.
Terror – A Comédia, é o fruto da maturação e dedicação de um grupo que busca a excelência na arte de fazer rir. Os Setebelos produzem espetáculos com inteligência, e indicados para toda a família. Altamente recomendado!
OBS: O Flamengo pela grandeza que tem, seja para mal ou para bem, sempre vai render piadas. =P
[LEMBRETE] Confira a galeria de fotos no final deste post.
<>–+—————–#—————–+–<>
Atualmente, Terror – A Comédia está em cartaz no Teatro do Espaço Cultural SESI, em Taguatinga, de 20 a 28 de março, sempre aos sábados e domingos.
Serviço:
Terror, a comédia, da Companhia de Comédia Setebelos
Teatro do Espaço Cultural SESI, QNF 24 Área Especial,
Taguatinga Norte, dias 20 e 21/03 e 27 e 28/03.
Sábados às 21h e domingos às 20h
Ingressos a venda na FNAC do Park Shopping e pelo site www.ingressorapido.com.br
RS 15,00 (meia entrada).
Ficha Técnica:
-Elenco: Daniel Lima, Daniel Villas Boas, Leonidas Fontes, Lucas Moll, Paulo Mansur e Saulo Pinheiro
-Texto e direção: Cia. De Comedia Setebelos
-Sonoplastia: Marcelo Dal Col
-Iluminação: Abaete Queiroz
-Figurino: Cintya Carla
-Cenografia: Guto Viscardi
-Fotos: Rodrigo Carletti
Personagens:
-Van Helsing: Daniel Lima
-Esqueleto: Daniel Lima
-Morte: Daniel Villas Boas
-Dr. Filipildes: Lucas Moll
-Frankenstein: Leonidas Fontes
-Fantasma: Paulo Mansur
-Conde Dracula: Saulo Pinheiro
<> GALERIA DE FOTOS <>
Crédito das fotos: Cristiano Porfirio
No Responses to “Resenha da peça: Terror – A Comédia [Ainda em cartaz]”