[singlepic id=1451 w=500 h=375 float=center]
É difícil mensurar a importância de uma banda com 20 anos de carreira como o Pearl Jam. A longevidade proporcionada pela estrada, a excelente coleção de canções, a responsabilidade política e a postura reta do grupo, são apenas alguns dos fatores que atestam a força e a representatividade dos estadunidenses em todo o mundo.
Na apresentação impecável do dia 4/11 no estádio do Morumbi em São Paulo, o Pearl Jam prestigiou no repertório músicas dos nove álbuns de estúdio: Ten (1991), Vs. (1993), Vitalogy (1994), No Code (1996), Yield (1998), Binaural (2000), Riot Act (2002), Pearl Jam (2006) e Backspacer (2009), teve fôlego para alguns covers como “I Wanna Be Your Boyfriend” (Ramones) e “Baba O’Riley” (The Who) e ainda apresentaram a nova canção intitulada “Olé”.
Após cinco anos sem se apresentar no país, Eddie Vedder e cia mostraram que a desenvoltura e a capacidade de encantar a plateia ainda é um dos trunfos do Pearl Jam. O vocalista pediu desculpas pelo seu ‘português de m***a’, lamentou o hiato de cinco anos sem visitar o país e mentiu um pouquinho ao afirmar que por ser o maior público da turnê – 68 mil –, o show seria o mais longo. Ok, foi, mas nem tanto assim se comparado aos outros.
Em “Inside Job”, o vocalista revela que a ‘primeira vez que Mike tocou a canção, foi no quarto de um hotel em São Paulo. Por isso, ele considera a cidade parte dessa musica’. Mais na frente, Vedder, agradeceu a plateia por receber bem a banda X, criada nos anos 70 e responsável pela abertura. Na oportunidade aproveitou para assumir que ‘ia aos shows do grupo com uma carteira de identidade falsa’.
O Morumbi em toda sua história poucas vezes deve ter testemunhado tanta cumplicidade, banda e publico eram só um durante todo o espetáculo.
Só não dou nota 10 por causa do atraso de quase meia hora, e também por causa da manutenção da enjoadinha “Last Kiss” no repertório. Poxa, parece o U2 insistindo com “Miss Sarajevo”. Está na hora de seguir em frente né? Tantas outras canções sacrificadas por essas aí. =P
Mas assumo que mesmo com essa adição, o repertório foi perfeito! O Pearl Jam continua arrebentando e tem mais lenha para queimar por pelo menos mais 20 anos. Assim espero!
P.S.1.: Cada um que defenda seu setlist, mas eu afirmo que o show do dia 4/11 em Sampa, foi o melhor da turnê no Brasil. Ever! 🙂
P.S.2.: Até quando os grandes eventos em São Paulo ficarão à mercê de taxistas, flanelinhas e comerciantes safados e inescrupulosos?
FOTOS & SETLIST
[nggallery id=59]
*****
No Responses to “Pearl Jam em mais um show histórico”