Todos sabem que a Legião Urbana acabou no mesmo ano em que Renato Russo faleceu em 1996. Durante esse período ficou um grande vácuo entre o que seria da banda e se existisse a possibilidade de continuar com outro vocalista. Agora em 2015 a banda de Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá mais o ator e também cantor André Frateschi está de volta para novas apresentações a partir de outubro. Essa notícia publicada com o título de “O Legião Voltou”, foi feita pelo jornalista Marcelo Rubens Paiva, no jornal O Estado de São Paulo, no dia 28 de agosto. Realmente foi uma notícia que pegou todos os fãs da Legião Urbana de surpresa. Será que um retorno a essa altura do campeonato seria ideal para a banda, mesmo com quase 20 anos sem ter divulgado trabalho algum?
André tem 40 anos e é filho dos atores Celso Frateschi e Denise Del Vecchio. É meio desconhecido na mídia por fazer papeis mais alternativos e de médio destaque. No entanto, tem bastante talento tanto como ator quanto como cantor. Possui um projeto de tributo a David Bowie chamado Heroes, que inclusive tocou na exposição do músico Inglês no ano passado, em São Paulo. Ou seja, talento André possui de sobra, mas a pergunta é se ele será algo que cairá como uma luva para a banda, pelo menos para os fãs mais exigentes.
Vale a pena lembrar que nesse ano um projeto chamado Urbana Legion está levando um pouco do trabalho da Legião, do período de 1982 a 1989, para alguma cidades brasileiras. O grupo conta com Egypcio, vocalista do Tihuana, Marcão, ex guitarrista do Charlie Brown Jr, Lena, também ex integrante do Charlie Brown Jr e PG, baterista do Tihuana. Outro fato recente foi que em maio de 2012, a Legião Urbana (com Dado e Marcelo) mais o ator Wagner Moura prestaram um tributo em homenagem à banda, em show realizado e transmitido pela MTV Brasil.
Segundo afirmações de Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, a volta da Legião será apenas um retorno para relembrar os bons momentos que a banda criou para o rock brasileiro. A turnê, que começa em outubro, será dividida em das partes: a primeira será com André Frateschi cantando o primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 1985. Já a segunda será cantada por músicos convidados por Dado e Marcelo, como o vocalista dos Titãs, Paulo Miklos, que chegou a dar uma canja da música Será no programa do Fantástico, exibido no dia 6 de setembro.
Acredito que se fosse possível um retorno da banda, acho que poderia haver a proposta de um trabalho com músicas próprias e até com uma sonoridade mais voltada para os dias atuais misturando um pouco de MPB. O que não pode acontecer é apenas a banda voltar e fazer uma turnê de lembrança apenas para arrecadar dinheiro e depois sumir, já que nesses tempos atuais de música, o que mais vemos são bandas fazendo aparições com outros vocalistas, como foi o caso do The Doors e agora do Queen, que fará um show no Rock In Rio nessa próxima sexta, 18 de setembro. O que sabemos é que será difícil para qualquer cantor que topar o desafio de ser o vocalista de uma das melhores bandas de Rock que o Brasil já teve, isso é mais do que certo. No entanto, se a proposta da banda for contar com alguém disposto a somar junto com o grupo, seja por meio de canções próprias, já é um grande passo para se pensar em recomeço, pois afinal ninguém nesse mundo é insubstituível.
No Responses to “O “retorno” da Legião Urbana”