continuação…

Musíca p/ Acampamentos – Disco 2

A Dança, lançada originalmente no 1º disco da banda, o saudoso Legião Urbana – Legião Urbana, elevou-se de um simples reggae para uma mega-produção que abre o disco 2 do Música p/ Acampamentos. Cola-se no meio a obrigatória Geração Coca-Cola e temos umas das melhores músicas mostrando a superficialidade da juventude brasileira, tão provada nas capas dos jornais.

Mais do Mesmo é, para mim, a única música do Acústico MTV que Marcelo Bonfá conseguiu realmente tocar. Bonfá era um baterista genial. Ofuscado pelas letras de Renato Russo, mas fundamental em todas apresentações registradas ao vivo da Legião.

Soldados, uma das mais controversas letras de Renato, que até hoje não confirmam ser sobre homossexualismo, traz um pout-porri com Blues da Piedade, Faz parte do meu show e Nascente. Cazuza & Frejat, Flávio Venturini & Murilo Antunes e Cazuza novamente. Para mim, demonstrações pessoais de quem influenciava naquele momento o trabalho do trio Renato-Dado-Bonfá.

Música Urbana 2, para mim, sempre foi uma música que ouvi com carinho e atenção. Sempre vivi em cidade (bem, isso se considerarmos Brasília e seus arredores como tal) e tudo que o Renato vai listando era muito tangível para mim na época (e ainda até hoje). Motocicletas com necessidade de aparecer, PM´s armados, a matilha de crianças sujas no meio da rua… tudo é cidade…

On the way home (Neil Young) foi uma das primeiras músicasem inglês que me preocupei em traduzir. Hoje sei que a importância dela no disco é de mostrar influências formadora da Legião Urbana.

Agora pause, respire e aperte o play do seu winamp novamente: ;”>Maurício, Há Tempos, Pais & Filhos/Stand by me, Faroeste Caboclo é a seqüência de músicas que, provavelmente, mais ouvi na minha história.

Maurício está em quase todas seleções possíveis da Legião: melhores músicas, músicas mais tocadas, músicas mais ouvidas, músicas com maior número de duplos sentidos, melhores músicas com a letra M, melhores músicas com o nome “Maurício”, etc… E, nesse álbum, é a versão ao vivo… primorosa.

Há tempos foi uma das primeiras músicas que ouvi da Legião. Acho que devo tê-la ouvido na época do seu lançamento por meio do meu tio, mas não lembro claramente… tá só no meu subconsciente. Ficava puto no segundo grau quando “cantavam”: “Parece cocaína, mas é só cerveja…” Renato Russo deve dar uns três duplos twists carpados quando fazem isso… Há tempos é perfeita. Harmonia, ritmo, música e letra…. “Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa” é uma frase que só poderia ser da Legião… talvez Arnaldo Antunes, mas com certezão Legião.

Pais & Filhos talvez seja a música mais popular da Legião. Entenda popular como conhecida. Já a ouvi sendo tocada em show de banda cover, formatura, casamento, show de banda pop, de banda de axé, de banda de forró… já ouvi até o Ana Carolina cantando… foram 3 dias sem dormir com medo. Nas minhas primeiras audições de Stand by me cantava no embromation. Com o tempo, diminuí isso… heheheheh

Lendária, visionária, simples, longa, poética, inspiradora… Nenhum predicado é completo para Faroeste Caboclo. Poderia falar por horas e horas sobre ela… cada lugar que ela cita, cada personagem que se cria e se assemelha com a realidade brasileira. Porém, prefiro que você ouça os pouco mais de 9 minutos da epopéia… é uma vida…

Exit Music: Rhapsody in Blue ainda não achei a explicação…

E pra você?? Qual o álbum de música que mais lhe influenciou??