Cabecafilmesderock

HebertdePertoFilmes que tem no rock sua fonte de inspiração geralmente são no mínimo produções divertidas. O formato varia de documentários, gravação de shows, biografias e pano de fundo para histórias de ficção que acompanham a linha do tempo no rock através de artistas como Elvis Presley, The Beatles, Erasmo e Roberto Carlos, U2, Rolling Stones e etc.

No Brasil destacam-se Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1967), Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1968), Roberto Carlos a 300 Km por Hora (1971) e a trilogia rock dirigida por Lael Rodrigues com Bete Balanço (1984), Rock Estrela (1986) e Rádio Pirata (1987). Atualmente podemos citar Titãs – A Vida Até Parece uma Festa (2008) e Herbert de Perto (2009) que estreará em outubro – aqui.

A-Hard-Days-Night As produções gringas são infinitas, o rei do rock Elvis Presley que inaugurou o filão, tem exatamente 31 em seu currículo podendo destacar O Prisioneiro do Rock (1957), Balada Sangrenta (1958), Feitiço Havaiano (1961) e Amor a Toda Velocidade (1964), os Beatles são notórios por A Hard Day’s Night (1964) e Help (1965), assim como os filmes do festival de Woodstock (1970) e do U2 que celebrou a lendária turnê americana do festejado álbum “The Joshua Tree” (1987) com Rattle And Hum (1988).

Como eu disse, são vários exemplos, posso citar o divertido Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica (1989) e o não tão divertido Bill & Ted – Dois Loucos No Tempo (1991), o Kiss novamente se auto-promovendo no adolescente Detroit Rock City (1999) e a história não confirmada pelo Judas Priest quando o vocalista Rob Halford deixou o grupo em 1996 retratada no bacana Rock Star (2001).

highfidelity Indico sem medo de errar, o documentário Hype (1996) que destrincha o movimento grunge em Seattle/EUA que revelou bandas como Pearl Jam, Soundarden, Nirvana e Alice in Chains. Os sensacionais Alta Fidelidade (2000) e Quase Famosos (2000) e as engraçadíssimas comédias Escola de Rock (2003) e Tenacious D – Uma Dupla Infernal (2006), as duas com o “malucão” Jack Black, que também atua em Alta Fidelidade.

O ano de 2009 promete com duas estréias “rock” que irão invadir os cinemas: It Might Get Loud e The Boat That Rocked.

<>—+———————————————–+–<>

It Might Get Loud (2009)

Dirigido por Davis Guggenheim (The Shield, 24 Horas), It Might… documenta nada mais nada menos que o dia-a-dia de Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes e Racounters), recriando a trajetória de três guitarristas famosos de bandas igualmente famosas em épocas diferentes do rock’n’roll, contando histórias e naturalmente, explicando como eles criaram seu estilo próprio no instrumento.

Ainda sem sem título em português e data de lançamento definidos no país, It Might Get Loud estréia no mês de agosto em alguns países como Estados Unidos e Alemanha. Vamos torcer para pintar no Brasil o mais breve possível. Curta o site oficial aqui e o trailer abaixo.

"It Might Get Loud" Trailer – Just push play and have a fun

<>—+———————————————–+–<>

Os Piratas do Rock – The Boat That Rocked (2009)

O país: Inglaterra. O ano: 1966. A rádio: BBC.

O filme The Boat… procura retratar de forma divertida a ousadia bem sucedida de DJs britânicos que montaram uma rádio pirata em barco, com programação 100% rock’n’roll e 24 horas no ar. A idéia dos DJs surgiu em desagravo a maior rádio da Inglaterra, a BBC, que nos anos 60 executava apenas duas horas por semana do bom e velho rock em suas transmissões.

Dirigido por Richard Curtis (Simplesmente Amor) e estrelado por Kenneth Branagh, Philip Seymour Hoffman, Bill Nighy e Nick Frost tem estréia prevista no Brasil em 16 de outubro. Curta o site oficial aqui e o trailer abaixo.

"The Boat That Rocked" Trailer – Just push play and have a fun

<>—+———————————————–+–<>

Quem me apresentou os dois trailers que geraram essa matéria, foi nossa amiga Renata, conhecida no Twitter por @chaverinho. Sigam essa garota!

Beijos pras minas e abraços pros manos.

Cristiano Porfírio