Eu, Cristiano Porfírio, editor do site N.R.D.R., declaro aberta a escolha dos Melhores do Ano no #NAROTADOROCK – Tô por Dentro e sou Cult – Edição 2011. Separei os melhores por nacional e internacional e ainda fiz uso de menções honrosas e comentários, além disso, não resisti e votei em alguns piores, se quiser participar, logo abaixo tem todas as categorias. Manifeste-se como quiser, comentando, criticando ou participando.
MELHORES:
– Filme
Nacional: Rock Brasília – Era de Ouro. Documentário soberbo sobre o rock oitentista da Capital Federal, tomado de assalto pelas bandas Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial, que servem como ponto de conexão para contar a história dessa geração de músicos. Simplesmente sensacional.
Menção honrosa: O Homem do Futuro. Fábula de ficção científica deliciosa e divertida.
Internacional: X-Men– Primeira Classe. O trailer e o material de divulgação prometiam um panorama terrível, felizmente quando o filme estreou, o sentimento foi outro. Espetacular!
Menções honrosas: Planeta dos Macacos, a Origem, Missão Impossível – Protocolo Fantasma, Gigantes de Aço e Cisne Negro. Um ano magro de grandes produções, não citei Harry Potter porque faz parte de uma franquia, não funciona para quem não viu a saga.
– Programa de TV
Nenhum destaque, mas para não passar em branco, vou dar uma moralzinha para Cordel Encantado da Rede Globo.
– Série de TV
The Big Bang Theory. O seriado dos Nerds e da vizinha gostosa melhora a cada temporada.
Menção Honrosa: Apesar de alguns episódios terem sido novelinha, e já terem apelado para o mid season, ainda considero The Walking Dead uma das melhores séries.
– Teatro
2011 o ano que o teatro passou em branco.
– Atriz (destaque em qualquer mídia)
Natalie Portman, a bailarina pirada de “Cisne Negro”.
– Ator (destaque em qualquer mídia)
Michael Fassbender, o Magneto de “X-Men – Primeira Classe” e Wagner Moura, o viajante do tempo em “O Homem do Futuro”.
– DVD/Blu-ray
Star Wars – a saga completa do I ao VI (blu-ray), não tem jeito, apesar de ter uns filmes capengas entre os seis da saga, foi o melhor lançamento do ano. Excelente imagem e ótimos extras.
Menções honrosas: Jurassic Park– a trilogia completa e The Walking Dead – primeira temporada.
Em tempo: Não compro mais DVDs.
– Rádio (Estação, programa, vinheta, qualquer coisa…)
Cult 22 na rádio Cultura 100,9, duas horas de rock toda sexta a partir das 22h e Porão do Rock na rádio Transamérica 100,1 das 16 às 17h.
– Show
Nacional: O Rappa. 03/12 – Ginásio Nilson Nelson/DF, após o hiato de dois anos (+ aqui).
Menções honrosas: Capital Inicial – Rock in Rio (+ aqui) e Trampa – Trampa Sinfônica na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional/DF (+ aqui).
Internacional: U2. 13/04 – Estádio do Morumbi/SP. Espetáculo multimídia com direito a tudo que espectador possa receber. Inesquecível! (+ aqui).
Menções honrosas: Ozzy Osbourne – Ginásio Nilson Nelson (+ aqui), Jack Johnson – estacionamento do Mané Garrincha (+ aqui), Metallica – Rock in Rio (+ aqui), System of a Down – Rock in Rio (+ aqui), Pearl Jam – Estádio do Morumbi/SP (+ aqui) e Faith no More – SWU/SP (+ aqui).
– Álbum
Nacional: Lenine com “Chão”, o pernambucano radicado no Rio novamente ‘matou a pau’ com um álbum lindo, intimista e experimental.
Menções honrosas: Para o ótimo “Contos de Água e Fogo” do Nenhum de Nós (+ aqui) e “Meu Refrão Inquieto” do Afrika Gumbe, uma deliciosa mistura de MPB e musica africana, capitaneada pelos irmãos Lobato do grupo O Rappa.
Internacional: Foo Fighters – “Wasting Light”, em toda minha vida nunca achei que colocaria um disco da banda de Dave Grohl na minha lista de melhores do ano. “Wasting Light” é um disco irreparável, honesto e com muitas canções candidatas a hits.
Menções honrosas: Red Hot Chili Peppers – “I’m With You” belo disco injustiçado. The Vaccines – “What Did You Expect From The Vaccines?” esta pequena obra prima quase substituiu o Foo Fighters na escolha acima. Simplesmente perfeito, honesto e o que é melhor: ROCK! Megadeth – “TH1RT3EN”, novamente Dave Mustaine nos surpreende. #SimplesAssim. Mastodon – “The Hunter”, ainda não consegui entender direito o petardo deste heavy metal experimental, mas é literalmente viciante e fodástico! Chickenfoot – “Chickenfoot III”, supera em muito o disco de estreia do projeto paralelo do supergrupo formado por Sammy Hagar (vocais – ex-Van Halen), Michael Anthony (baixo – ex-Van Halen), Joe Satriani (guitarrista) e Chad Smith (baterista – Red Hot Chili Peppers). Curiosidade: mesmo com o numeral romano no título é o segundo e não terceiro álbum do grupo.
– Música
Nacional: Envergo Mais Não Quebro (Lenine), uma ode experimental contra as pessoas que curtem o baixo astral e seu esporte preferido é reclamar da vida. #Positivismo
Menção Honrosa: Meu Refrão Inquieto (Afrika Gumbe) a faixa título do álbum de estreia define bem o trabalho do grupo. Perdido em Minha Memória (ETNO), deliciosa canção do segundo disco de uma das grandes bandas da nova safra do rock de Brasília.
Internacional: Norgaard (The Vaccines) se você conseguir ficar parado com essa canção que é exatamente a 6ª do disco de estreia dos ingleses, realmente você não está preparado para este grupo.
Menções Honrosas: If You Wanna (The Vaccines) deliciosa e divertida. Even You Brutus? (Red Hot Chili Peppers) épica. Arlandia (Foo Fighters) igualmente fodástica. E para finalizar a heavy Black Swan (Megadeth).
– Livro
Ultraje a Rigor: Nós Vamos Invadir sua Praia. A divertida obra que narra um pouco da amalucada trajetória da banda paulista cultuada até os dias de hoje, escrita pela jornalista Andréa Ascenção, digamos assim, é imperdível para fãs de rock nacional e música em geral.
– Quadrinhos
2011 a exemplo do teatro, também passou em branco no quesito quadrinhos.
– Game
Dead Space 2. Lançado no mês de janeiro fora ofuscado por vários outros títulos. È inegável que a saga do engenheiro Isaac Clarke contra os alienígenas malditos e assustadores, além de ótimos puzzles é digna da frase estadunidense ‘scared the b’Jesus out of me.’ Imperdível!
– Esporte
Flamengo campeão da Copa São Paulo de futebol júnior e César Cielo novamente dando show após a acusação infundada de dopping.
– Texto do NRDR
Cobertura do show do U2 no estádio do Morumbi no dia 13/04 (+ aqui).
– Blog/Site
Repetindo os escolhidos no ano passado:
Blog do iPhone (www.blogdoiphone.com), eficiente, rápido e útil para os amantes do gadget concebido pelo visionário R.I.P. Steve Jobs.
Menção Honrosa: Blu-rays Legendados (www.blurayslegendados.com) informações úteis e valorosas sobre blu-rays legendados, importações e promoções nas lojas gringas.
– Categoria randômica (o votante escolhe)
Melhor ano da minha vida para shows internacionais. Este 2011 dificilmente será superado no quesito shows internacionais, afinal, não é todo ano que se testemunha U2, Ozzy Osbourne, Jack Johnson, Metallica, System of a Down, Slipknot, Red Hot Chili Peppers, Stone Sour, Motorhead, Pearl Jam, Faith no More, Megadeth, Stone Temple Pilots, Primus e Whitesnake de uma lapada só. Mais pobre e mais feliz! De quebra, para dar moral ao rock nacional, ainda testemunhei uma mini turnê Biquini Cavadão e Plebe Rude no Nordeste e a volta d’O Rappa aos palcos após dois anos de férias.
P.S.: A instituição do Movimento Brasília Capital do Rock deve ser lembrada e celebrada, afinal é legítima e que veio para ficar. (saiba +)
PIORES:
– Filme
Terror na Água. Adoro filme trash e sou fã de tubarões, mas essa junção ficou intragável!
– Programa de TV e Série de TV (nesse caso dá quase na mesma)
Novelas.
– Atriz
Ex-BBBs metidas na dramaturgia.
– Ator
Jogadores de futebol metidos na dramaturgia.
– DVD/Blu-ray
Maioria dos filmes baratos de R$ 19,90 lançados no início do ano possuem edições porcas.
– Rádio (Estação, programa, vinheta, qualquer coisa…)
As pop grudentas axezentas, sertanojentas, emocorentas e qualquer coisa que as valha.
– Show
Snow Patrol, ou melhor SLOW Patrol no Rock in Rio. Intragável!
– Álbum
Mais uma enganação do Jota Quest. Fãs reclamaram que o novo CD é gato por lebre.
– Música
A onda Sertanojo de 2011 produziu canções intragáveis e insuportáveis.
– Esporte
O Santos na final do Mundial. O técnico Muricy foi humilhado por adotar uma tática retranqueira! #prontofalei
– Categoria randômica (o votante escolhe)
Saúde pública. Mais uma vez a sociedade foi punida pela má gestão de seus governantes.
QUER VOTAR?
Vote nos melhores das categorias abaixo, a divisão entre nacional e internacional fica a seu critério, bem como as opções de “menção honrosa” e “piores”, fique a vontade, caso esteja a fim de comentar as suas escolhas, comente. Essa brincadeira é de acordo com sua disponibilidade. Curtiu e quer participar, basta nos enviar por e-mail (narotadorock@gmail.com) e não se esqueça de se identificar (nome, idade, profissão).
– Filme
– Programa de TV
– Série de TV
– Teatro
– Atriz (destaque em qualquer mídia)
– Ator (destaque em qualquer mídia)
– DVD/Blu-ray
– Rádio (Estação, programa, vinheta, qualquer coisa…)
– Show
– Álbum
– Música
– Livro
– Quadrinhos
– Game
– Esporte
– Texto do NRDR
– Blog/Site
– Categoria randômica (o votante escolhe)
No Responses to “#NAROTADOROCK – Tô por Dentro e sou Cult – Edição 2011”