Está sendo lançado hoje no Rio de Janeiro, às 19 horas na livraria Travessa, no shopping Leblon o livro, “Grandes Jogos do Flamengo – Da Fundação ao Hexa”. A obra tem capa dura e papel especial e vai custar apenas R$ 39,90. O livro e de autoria dos jornalistas Roberto Assaf e Roger Garcia.
São os 50 principais jogos da história do clube e um bônus: o jogo do hexa contra o Grêmio. Cada partida tem duas páginas, que vão trazer a história e os bastidores do jogo, uma foto, a ficha técnica e um depoimento.
Segundo os jornalistas autores, o mais difícil do livro foi escolher quais jogos iriam ser selecionados. As partidas mais históricas e badaladas estão lá como algumas do Campeonato Carioca e do brasileiro. Cito como exemplo o carioca de 2001 onde na final contra o Vasco Petkovic decidiu a parada com aquele gol de falta. O gol de Rondinelli também na final contra o time de Roberto Dinamite e a partida final contra o Grêmio que deu o título brasileiro ao Mengão.

A restrospectiva tem também o 16 a 2 do Flamengo na Mangueira, em 1912. Tem também o jogo contra o Benfica (1 a 0) em que o Fio virou música do Jorge Ben Jor, válido por um torneio internacional de verão em 1971. Ele entrou no segundo tempo e fez um golaço. Aliás sobre essa passagem do livro, cabe um comentário. Fio (ou Fio Maravilha como diz a música) era segundo Renato Prado Júnior (isto porque não tenho idade para me lembrar de Fio) um Obina melhorado e que tinha atitudes inesperadas tanto dentro como fora de campo. E em uma dessas atitudes inesperadas, sabe se lá porque, Fio, devido a música, entrou na justiça contra Jorge Ben Jor e o referido artista foi obrigado a retirar seu nome da letra, substituindo por Filho Maravilha. Vai entender… .

O Urubu é o símbolo do Flamengo. Tal animal se tornou o preferido do time da gávea em um jogo em 1968 em que o Flamengo venceu a seleção brasileira por 2 a 0, em 1976. No primeiro tempo a seleção jogou com o mesmo time que conquistou a Copa de 70. Uma outra partida muito legal foi um 3 a 0 sobre o Vasco, em 1927, em que o Moderato saiu como herói. Ele foi o primeiro jogador do Flamengo a defender o Brasil em uma Copa do Mundo. Nessa partida contra o Vasco, ele jogou contundido e deu os passes para os três gols. Do campo ele foi direto para o hospital operar de apendicite.

Enfim, são muitas a histórias e glórias também. Mais uma vez o futebol e os jornalistas dão uma grande contribuição para a literatura brasileira. Essa não é primeira e se Deus quiser nem será a última em que histórias do futebol viram livro. Vários outros times também já viraram livro e para o bem da literatura, espero que continue assim.

E se você não mora no Rio e portanto não poderá ir hoje ao lançamento do mesmo, não se apoquente. Logo logo ele estará sendo vendido em todas as livrarias do país.

Esse também não é uma obra apenas para flamenguistas. Mas sim para todos e todas aqueles e aquelas que são admiradores desse esporte que tanto nos apaixona.

Serviço:

Livro: Grandes Jogos do Flamengo – Da Fundação ao Hexa

Autores:Roberto Assaf e Jorge Garcia (jornalistas)

Assunto: Futebol

Preço Estimado: R$ 39,90

Editora: Panini Books