Harry Potter e a Ordem da Fênix mostra o confronto do bruxinho mais famoso do cinema e sua turma de Hogwarts contra o Ministério da Magia. O incrédulo Ministro Cornélio Fudge (Robert Hardy) indignado com Potter (Daniel Radcliffe) e Albus Dumbledore (Michael Gambon), crentes na volta de Lord Voldemort (Ralph Fiennes), envia a Escola uma interventora, Dolores Umbridge (Imelda Staunton), raras vezes você sentirá tanta raiva no cinema de uma personagem.

O filme que nos apresenta a tal Ordem da Fênix é o mais sóbrio da série, Harry começa a perder sua ingenuidade, dá o primeiro beijo Cho Chang (Katie Leung), e além das companhias da linda Hermione Granger (Emma Watson) e de Ron Weasley (Rupert Grint), recebe a ajuda no combate às trevas de Gina Weasley (Bonnie Wright), Neville Longbottom (Matthew Lewis) e Luna Lovegood (Evanna Lynch) uma versão mais doce do DaLua que era personagem de uma novela das 18h.

O filme dirigido por David Yates, que já prepara a adaptação do penúltimo livro da série (6º) é conduzido com maestria, envolve, diverte e nos dá mais vontade de ver a continuação, o universo Potter ficou pesado e revela perspectivas nada agradáveis a personagens importantes. Assista já!