[singlepic id=14 w=320 h=240 float=left]
Mais de 800 mil pessoas passaram pela Esplanada ontem (21/04), para celebrar os 50 anos de Brasília. A grandiosa festa teve os problemas comuns a grandes concentrações populares, tais como violência, bebedeira e muita sujeira. As 174 ocorrências apresentadas pelos “homi da lei” não registraram graves incidentes. Mas como nosso assunto é música, você quer saber como foram os shows né?
Vamos em frente, testemunhei o espetacular show dos Paralamas do Sucesso e o ótimo do Nando Reis. Não fiquei para os posteriores, por acreditar que a mistura de artistas múltiplos com a axezeira Daniela Mercury, resultando em apresentações curtíssimas, de no máximo três canções, não seriam interessantes. Fora que eu não estava preparado psicologicamente para ver a Plebe Rude tocando com a senhora Mercury. Eu não diria que isso é preconceito, diria decepção, mas se quiser rotular assim, fique à vontade!
PARALAMAS DO SUCESSO
Por volta de 17h15, Herbert Vianna e cia sobem ao palco para executar 16 canções, todas Big Hits. O grupo que atualmente divulga o CD Brasil Afora (2009) resolveu prestigiar os 50 anos da cidade com um show arrebatador, prestigiando toda a carreira de um grupo que é amado por Brasília. A canção “Sem Mais Adeus“, que abriu a apresentação, foi a única do novo álbum, seguida por “O Beco” do disco Bora Bora (1999). Com muita competência Os Paralamas foram perfilando seus sucessos, com direito a um cover da canção “Sonífera Ilha” dos Titãs e uma inserção incidental de “Sociedade Alternativa” de Raul Seixas na canção “Alagados“. Um setlist irreparável para uma apresentação irreparável de apenas uma hora de duração. Infelizmente.
Sempre engajado nos assuntos pertinentes ao nosso país, Herbert aproveitou o show para mandar dois recados: “Independente de governo, Brasília vai ser sempre a nossa capital” e “Estamos aqui por causa de Brasília. Vamos parar de roubar, está todo mundo vendo. É só isso que eu gostaria de pedir” nem preciso dizer que levantou ainda mais o dancante público, que mesmo comemorando meio século de nossa cidade, ainda sente-se envergonhando pelas más atuações de nossos políticos.
Abaixo setlist e galeria de fotos dos Paralamas. Mais abaixo ainda, leia sobre Nando Reis. Tenho dito! =)
GALERIA DE FOTOS: [nggallery id=10]
Crédito das fotos: Cristiano Porfírio
*****
NANDO REIS
[singlepic id=78 w=500 h=222 float=center]
Essas meninas bonitas da foto, representadas no meu twitter pela gente boníssima Bruna, a quarta, da esquerda para a direita, personificam uma geração de fãs de Nando Reis, que quanto mais gostam dele, mais cegas ficam. =) Já havia dito isso na cobertura do Festival de Inverno 2009 (aqui), o bicho de goiaba pode ser talentoso, mas beleza nesse caso, só pode ser uma coisa subjetiva.
Brincadeiras à parte, Nando fez uma ótima apresentação, reforçada pela presença de palco e projeções bacanas que serviam como background. Não sei se foi erro de comunicação ou um proposital erro em razão da turnê de divulgação do CD Drês (2009), mas o cantor não apresentou um tributo para Cássia Eller, como fora anunciado, e sim uma versão menor de seu show atual, constando no setlist por exemplo a canção “Pra Você Guardei o Amor” do último trabalho.
Claro! Todos se emocionaram com canções como “No Recreio” e “O Segundo Sol” que remetem diretamente à cantora falecida em 2001. Além de outras belas inserções como “Sou Dela“, “Por Onde Andei” e “Relicário“. Adorei, foi um ótimo e emocionante show, embora curto, abaixo o setlist e as fotos.
No Responses to “BSB50, a festa dos Paralamas e de Nando”