slideRotaBareCola

Finalmente Patrick Grosner, idealizador e diretor do documentário “Geração Baré-Cola – Usuários de Rock” testemunhará sua produção chegar às telas. O filme recria os passos da segunda explosão do rock de Brasília, que aconteceu durante a década de 90, revelando nomes como Raimundos, Maskavo Roots, Little Quail and the Mad Birds, Câmbio Negro e Os Cabeloduro, dentre outros.

Se interessou? Eu também! Então temos um encontro marcado neste sábado (22), no Cine Brasília, a partir das 17h com entrada gratuita. Além da exibição de “Geração Baré-Cola – Usuários de Rock”, será possível curtir também um show super especial da banda Os Cabeloduro e convidados. Vemos-nos lá!

Abaixo, leia material adicional e oficial sobre “Geração Baré-Cola – Usuários de Rock”.

Teaser trailer

10712648_10152604085608515_4006661625504509402_o

SESSÃO GRATUITA mediante retirada de ingresso na bilheteria no dia do evento
Classificação Indicativa: 14 anos

CINE BRASÍLIA – SÁBADO – 22.11.2014 – 17hs
(Release + Serviço + Contatos + Ficha Técnica + Links + Texto Paulo Marchetti)

GERAÇÃO BARÉ-COLA – USUÁRIOS DE ROCK
Longa, Documentário, 35mm, 73’, 5.1 Dolby SR, Brasília, 2014.

Geração Baré-Cola – Usuários de Rock é um documentário longa-metragem que [pela primeira vez na cinematografia nacional] retrata  o cenário do rock brasiliense da década de 1990, movimento concretizado em fase posterior ao que a mídia batizou  como sendo a “Geração Coca-Cola” – e que, até hoje, acorrenta Brasília como a “Capital do Rock” do Brasil.

Caleidoscopicamente, o filme projeta – ao costurar, por meio de entrevistas e animações, materiais inéditos [de arquivos], imagens VHS e demo-clips – a  força da pujante cena roqueira eclodida na cidade  a partir dos 90’s. E, só para se ter uma ideia da efervescência musical daqueles tempos, estimava-se existir, no Distrito Federal, mais de 450 bandas atuantes.

Divertido, informativo e, também, historiográfico, Geração Baré-Cola – Usuários de Rock leva ao público uma incrível aventura sonora, repleta  de momentos especiais, causos e narrativas bem-humoradas, vivenciadas pelos músicos e suas respectivas bandas. Dentre as quais: Raimundos [banda que atingiu o ápice do mainstream musical brasileiro], Little Quail and The Mad Birds, Maskavo Roots, Oz, DFC, Os Cabelo Duro, Pravda, Restless, Flammea, Dungeon, P.U.S, El Kabong, Os Cachorros das Cachorras, Zona, Kratz, Low Dream, Os Alices, Os Wallaces, Câmbio Negro – entre tantas outras. (Texto: Cristiano Bastos)

CONTATOS:
Diretor:
Patrick Grosnerpatrickgrosner@gmail.com
Produtora: Andréa Glória  andreagloria@corfilmes.com.br

O EVENTO INCLUI:
CURTA convidado: COLAPSO – Estreia de Bruno Caldas – 18’40” – Classificação Indicativa: 16 anos
LONGA: GERAÇÃO BARÉ-COLA – USUÁRIOS DE ROCK – 73′ – Classificação Indicativa: 14 anos
SESSÃO musical com a Banda OS CABELODURO e convidados.
BEBIDAS e comidinhas: À venda no LOCAL.
SURPRESAS: Ao vivo e à cores! 🙂

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
GERAÇÃO BARÉ-COLA – USUÁRIOS DE ROCK
Longa, Documentário, 35mm, 73’, 5.1 Dolby SR, Brasília, 2014.

Sinopse: Geração Baré-Cola – Usuários de Rock é um documentário sobre a geração do rock brasiliense da década de 1990, pós Geração Coca-cola, consagrada na década anterior. Com material inédito de arquivos de imagens e sons, demo-clips, entrevistas e animações, o filme, de forma divertida, trás ao público momentos especiais vividos pelos músicos e suas respectivas bandas na época. Entre elas, Raimundos, Little Quail and the Mad Birds, Maskavo Roots, DFC, Os Cabelo Duro, Pravda, Restless, entre outras.

PESQUISA, ROTEIRO, DIREÇÃO, PRODUÇÃO e FOTOGRAFIA: PATRICK GROSNER
PRODUÇÃO EXECUTIVA: ANDRÉA GLÓRIA (COR FILMES)
MONTAGEM: CLEON HOMAR
DIREÇÃO DE ARTE: PEDRO DALDEGAN
DESIGN GRÁFICO: BRUNO SCHURMANN
ANIMAÇÃO: DIDIU RIO BRANCO
VIDEOGRAFISMO: ERNANI PELÚCIO
DESIGN DE SOM: GUILHERME NEGRÃO
COLORIZAÇÃO: LUCA LEOCÁDIO
DIGITALIZAÇÃO: CELSO MARQUES

PRODUÇÃO: Cor Filmes – www.corfilmes.com.br – (61) 3468.6620
CO-PRODUÇÃO: +55 Mídia e Central de Produções
PATROCÍNIO: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal
CO-PATROCÍNIO: Cinecolor Digital

FACEBOOK: https://www.facebook.com/pages/Gera%C3%A7%C3%A3o-Bar%C3%A9-Cola/415133588544945?fref=ts

Texto PAULO MARCHETTI

GERAÇÃO BARÉ COLA – USUÁRIOS DE ROCK

Nos anos 1970 a pergunta comum feita por alguém curioso para um morador de Brasília era:

“Você já viu o Presidente?”

Nos anos 1980 a pergunta mudou:

“Você conhece Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial?”

E, por fim, chegada à década de 1990 a pergunta era:

“Você conhece Raimundos?”

E é sobre a década de 1990 o documentário “GERAÇÃO BARÉ COLA – USUÁRIOS DE ROCK”, dirigido pelo fotógrafo Patrick Grosner e produzido por Andréa Glória.

Depois de XXX anos de pesquisa, produção e captação “Geração Baré-Cola – Usuários de Rock” se torna uma realidade. Com depoimentos inéditos de mais de 20 músicos, e com imagens raras e também inéditas de mais de 30 bandas, Patrick conta a rica história da cena punk rock hardcore da Brasília dos anos 90, que começou a se formar na segunda metade dos anos 1980, em um período em que Legião, Plebe e Capital já estavam no mercado, fazendo sucesso ou não.

Entre os músicos participantes estão Rodolfo (Ex-Raimundos), Fred (ex-Raimundos), Canisso e Digão (Raimundos), Gabriel Thomaz (Autoramas, ex-Little Quail), Bacalhau (Autoramas, ex-Planet Hemp). Além disso, o documentário presta homenagem ao músico Fejão, e ao produtor Tom Capone, dois personagens importantes para as gerações de 80 e 90 do rock candango.

O título do documentário é claramente um contraponto ao texto e comportamento das bandas brasilienses dos 80, muito bem resumidos pela Legião Urbana, em “Geração Coca-Cola”. E também faz alusão ao humor e a mistura sonora que caracterizou a geração 90.

Baré-Cola era um refrigerante barato sabor noz-de-cola. Um genérico com gosto de xarope açucarado que era vendido em garrafas de cerveja e fabricado no entorno de Brasília. Ele não existe mais, mas era bastante comum na região.

É natural definir a diferença entre as gerações candangas em “Geração Coca-Cola” e “Geração Baré-Cola”. Mostra a exata diferença entre o discurso sério de Renato Russo e as letras debochadas de Raimundos ou Little Quail.

Em 1994, a gravadora Banguela lançou discos de Raimundos, Little Quail e Maskavo Roots, que tocaram em rádio, televisão e fizeram sucesso, mas assim como na geração anterior, havia muito mais por trás dessas três bandas.

Geração Baré-Cola resgata imagens raras em 8mm, VHS, S-VHS, U-Maitc e betacam não só dessas bandas contratadas do Banguela, mas de Cambio Negro, Oz, Low Dream, DFC, Pravad, Os Cabeloduro, Kratz, Os Cachorros das Cachorras, Flammea, Restless, Os Animais dos Espelhos, Dungeon, P.U.S, El Kabong, Zona, Os Alices, Os Wallaces, entre muitas outras raridades. São imagens de shows e videoclipes praticamente caseiros, produzidos sem recurso, feito por amigos.

Um bom exemplo de resgate de imagem é a 1ª versão do clipe independente de “Nega Jurema”, do Raimundos, transmitido uma única vez na MTV Brasil, antes da banda lançar o primeiro disco.

O documentário foi realizado 100% em Brasília, de forma independente, com recursos do próprio diretor, além da ajuda de produtores associados, de equipe técnica e dos músicos da cidade. Em 2013 “Geração Baré-Cola” foi contemplado com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, para a finalização em 35mm.

Naqueles tempos chegou-se a estimar que houvesse em atividade em Brasília algo em torno de 450 bandas e artistas solos. Dentro desse número estão as bandas retratadas no documentário, que se caracterizaram por ter um som mais eclético e bastante humor, características que as bandas dos 80 não tinham.

Forró, rockabilly, jazz, rap, funk, punk rock e hardcore eram algumas das influencias dessa turma de amigos que em comum tinham o gosto pela música e o descompromisso social retratado nas letras. Little Quail, Raimundos, Maskavo Roots, Os Cabeloduro, Os Cachorros das Cachorras são bons exemplos de bandas que traziam humor, misturas impensáveis, e não tinham qualquer preocupação comercial. Os shows e apresentações eram verdadeiras festas… era só um bando de amigos querendo se divertir.

“GERAÇÃO BARÉ COLA – USUÁRIOS DE ROCK” é um documento histórico que leva o público a uma incrível e divertidíssima viagem sonora, repleta de momentos especiais, surpresas, e muitos causos em narrativas bem humoradas que retratam de forma natural a despretensão dessa geração 90.