Homenagem mais que merecida ao programa Cult 22, além da entrega do título de cidadão honorário ao jornalista Marcos Pinheiro, um dos maiores incentivadores da nossa cena rock!
[singlepic id=1411 w=500 h= float=center]
Release oficial:
O programa de rock Cult 22 comemora 20 anos no ar pela Rádio Cultura FM (100,9MHz) de Brasília. E será homenageado nesta terça-feira (4 de outubro), às 10h, em sessão solene no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na ocasião, o deputado Professor Israel Batista (PDT) concederá ao jornalista Marcos Pinheiro, produtor, apresentador e um dos criadores do programa, o título de Cidadão Honorário de Brasília.
As comemorações prosseguem na sexta-feira (7/10), a partir das 22h, em edição especial do programa pela Rádio Cultura FM, com a presença de toda a equipe de produtores e colaboradores. E no sábado (8/10), a partir das 22h, acontecerá uma grande festa no Cult 22 Rock Bar (Centro de Atividades 7, Lago Norte), com som dos DJs Marcos Pinheiro, Abelardo Mendes Jr. e convidados tocando rock de todos os tempos, telão com videoclipes na pista, sorteio de ingressos e outros brindes e o lançamento do tênis Trilha Cult 22.
Outros eventos, entre novembro e dezembro, no Teatro Oi Brasília (Complexo Golden Tulip Brasília Alvorada, SHTN Trecho 1, vizinho ao Palácio da Alvorada) e no próprio Cult 22 Rock Bar, irão comemorar os 20 anos do Cult 22.
História
Em outubro de 2011, o programa de rock Cult 22 comemora 20 anos no ar. Concebido pelos jornalistas Marcos Pinheiro e Carlos Marcelo, estreou pela Rádio Cultura FM (100,9MHz) de Brasília no dia 4 de outubro de 1991 com a proposta de tocar o rock e o pop de todos os tempos, em variados estilos. Daí, seu slogan “Rock e pop sem discriminação”, onde pode-se ouvir, ao longo dos programas, do rockabilly ao death metal, passando pelo progressivo, psicodélico, glitter, hard rock, heavy metal, punk, gótico, garage bands, grunge, alternativo ou, simplesmente, o pop, entre outros.Desde sua criação, o Cult 22 nunca deixou de ser transmitido, sempre semanalmente, todas as sextas-feiras, às 22h, com quadros diversos, informações, promoções, entrevistas, agenda de shows, interatividade com os ouvintes e muito mais.
A partir de fevereiro de 2003, passou a ser produzido e apresentado por Marcos Pinheiro e Abelardo Mendes Jr. com a participação de diversos colaboradores. Em abril de 2006 teve o tempo estendido para três horas de duração, após 14 anos e meio com duas horas.
Atualmente, além de Marcos e Abelardo, o Cult 22 conta com mais cinco colaboradores fixos: Alê dos Santos (Cult Brasil), Bruna Senseve (Brasília Connection), Djalma Phú (Sabotagem),Penny Lane (Ruído Rosa) e Welbert Rabelo (Metal Attack). Além das presenças eventuais do jornalista Bernardo Scartezini e do próprio criador Carlos Marcelo.
Outros colaboradores fizeram (ou ainda fazem, de vez em quando) parte da história do programa:Fernando Rosa (Senhor F), Victor Ribeiro, Alex Podrão (Detrito Federal), Lelo Nirvana, Rodrigo Ribeiro, Zé Pedro Gollo, Ector Rodrigues, Karla Freire, Bianca Monteiro, Gisela Blanco, Ricardo Nunes e Kakau Teixeira, entre outros.
Em 1997, entrou no ar a primeira versão do site oficial do programa que, após vários upgrades de formato e estilo, transformou-se numblog em setembro de 2008: www.cult22.com. Nele, o internauta pode obter todas as informações sobre o programa (história, curiosidades, quadros, quem faz, o set list do que tocou e as gravações/podcasts) e sobre o Cult 22 Rock Bar, agenda de shows e festas em Brasília (e de eventos internacionais pelo Brasil), um calendário de aniversários de vários artistas da história do rock/pop e notícias, fotos, vídeos e outras dicas sobre o mundo do rock.
Ao longo de sua história, o Cult 22 promoveu várias festas em casas noturnas de Brasília (Gate´s Pub, Velvet Pub, UK Brasil, América Rock Club e os já extintos Bizarre, Zoona Z e Inside Club, entre outros), além de shows e festivais que já reuniram quase 100 nomes do rock brasiliense e nacional.
E ainda lançou coletâneas, em K7 e CD, reunindo várias bandas (todas as músicas estão disponíveis para audição e download no site oficial):
. Cult Cover Demo (1993) – com 12 bandas de Brasília tocando versões livres de canções de outros artistas;
. Unculted (1995) – com 4 bandas de Brasília tocando versões acústicas de canções próprias;
. Unculted Outakes (1996) – com 3 bandas de Brasília e 2 nacionais tocando versões acústicas de canções próprias e de outros;
. Cult 22 (1997) – com músicas inéditas de 18 bandas de Brasília e 4 nacionais;
. Festival Cult 2002 (2002) – com músicas de 21 das bandas que participaram do homônimo festival, em 2002, realizado no auditório do Sesc (913 Sul);
. Tributo ao Rock Brasília (2006) – com 20 bandas de Brasília tocando versões de outras bandas da história do rock local.
Em janeiro de 2011, o Cult 22 ganhou seu próprio espaço físico, o Cult 22 Rock Bar, localizado no Centro de Atividades 7 do Lago Norte. Um bar temático de rock, com quatro ambientes, incluindo palco e pista de dança, que funciona de terça-feira a sábado, a partir das 19h. Em oito meses de funcionamento, já abrigou diversos shows e festas, reunindo mais de 180 bandas/artistas e mais de 50 DJs diferentes até agora.
No Responses to “CLDF homenageia Cult 22 e o jornalista Marcos Pinheiro”