[singlepic id=341 w=500 h=218 float=center]

Como mensurar a importância de um artista para a música popular brasileira? Podemos tentar pelo dom de escrever letras poéticas, pelo talento de compor melodias ou simplesmente pela capacidade de instigar uma sociedade, assumindo o homossexualismo, discutindo a AIDS ou expondo seu problema com as drogas. Qualquer uma das situações citadas combinam com Agenor de Miranda Araújo Neto, vulgo Cazuza, falecido há 20 anos, no auge da juventude de seus 32, graças as complicações em razão da AIDS.

Cazuza buscava ser 100% livre, e ao lutar para ser dono do próprio ‘nariz’, trazia à tona qualidades e/ou defeitos como rebelde, boêmio e polêmico. Seu estilo de vida influenciava diretamente em suas composições, e sua poesia atingia os ouvintes como um ‘flit’ paralisante qualquer. Nos quatro cantos do Brasil, sua arte era reconhecida, fosse no Barão Vermelho ou em carreira solo, e ao abreviar sua passagem pela terra, deixou uma lacuna artística difícil de ser preenchida.

O mais esquisito nessa história toda, é que Ezequiel Neves (74 anos), padrinho artístico do Barão Vermelho e de Cazuza, faleceu exatamente neste dia 07/07/10, enquanto lembrávamos os 20 anos de morte do cantor. É, a vida tem seus mistérios!

Comentários no twitter sobre Cazuza.

@Galizaa:

Um dos ícones dos anos 80, Cazuza, escreveu a trilha sonora da minha vida.

Na alegria, tristeza, angústia ou euforia o mestre se faz presente em minha, são muitos os momentos especiais ao som da voz doce e cheia de personalidade. Se acompanhado de uma dose de tequila, Cazuza, fica ainda mais saboroso. São 20 anos sem Cazuza, 20 anos de saudade e 20 anos sem o misto de crítica social, amor e vida.

Um dos ícones dos anos 80, Cazuza, escreveu a trilha sonora da minha vida.Na alegria, tristeza, angústia ou euforia o mestre se faz presente emminha, são muitos os momentos especiais ao som da voz doce e cheia depersonalidade. Se acompanhado de uma dose de tequila, Cazuza, fica aindamais saboroso. São 20 anos sem Cazuza, 20 anos de saudade e 20 anos sem omisto de crítica social, amor e vida.

@raysacarolinne:

O cazuza sempre será considerado um poeta de toda as gerações, nunca será esquecido. Sem dúvidas é um grande ídolo!

@brow_ingrid:

Cazuza foi o maior poeta que o mundo teve o prazer de acolher!

@jackrockmetal:

E pra quem diz que #CAZUZA não era poeta, basta olhar as letras das bandas de “rock” de hj como NX ZERO, FRESNO,STRIKE,CINE #horrorosos