Penúltimo Rock Sem Fronteiras da temporada apresenta a diversidade do heavy metal

As bandas Rocan, Bruto, Dynahead e Almah apresentam as vertentes “pesadas” do rock na oitava edição do festival Rock Sem Fronteiras, dia 9 de fevereiro, no SESC Garagem da 913 Sul.

A penúltima edição da temporada 2013 do festival Rock Sem Fronteiras, será realizada dia 9 de fevereiro, no teatro do Sesc Garagem. Além da tradicional valorização da cena autoral do Distrito Federal, promovendo os grupos Rocan, Bruto e Dynahead, o lineup receberá também a banda paulista Almah.

Nesta edição do Rock Sem Fronteiras, o heavy metal estará representado em várias vertentes, passando pelo tradicional e melódico, representado pelo nu metal e indo de encontro ao gênero conhecido como extremo.

A temporada 2013 do Rock Sem Fronteiras será finalizada em março deste ano. Realizado mensalmente e gratuitamente no SESC Garagem da 913 Sul, ao final desta oitava edição, terá promovido 32 apresentações de bandas autorais e disponibilizado dezenas de ônibus, que transportaram sem custos estudantes das escolas públicas e roqueiros carentes das regiões administrativas do DF para o evento. Cada uma das sessões lotadas do RSF garantiu a satisfação da plateia e músicos.

Viabilizado em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e a Educação em Foco, o Rock Sem Fronteiras é um projeto do movimento Brasília Capital do Rock que busca a formação de público e o resgate da tradição do Distrito Federal pelo seu ritmo musical mais famoso, o rock.

Além do Rock Sem Fronteiras, o movimento Brasília Capital do Rock desenvolve projetos, como a realização de oficinas na área de produção e gerenciamento musical para mais de 100 jovens, contribuindo além da formação profissional com a cadeia produtiva musical de Brasília. Mais três iniciativas estão previstas ao longo de 2014.

Saiba mais sobre as atrações da oitava edição do Rock Sem Fronteiras:

Almah – Formada na cidade de São Paulo em 2006, o Almah é um dos maiores representantes do metal brasileiro no mundo, traz toda a experiência e versatilidade do cantor, compositor e produtor musical Edu Falaschi, ex-vocalista do Angra, que já vendeu mais de um milhão de discos pelo mundo em sua carreira de 25 anos. O grupo é um dos representantes do power metal ou como muitos preferem, do metal melódico.

Atualmente estão na estrada divulgando o elogiado “Unfold”, quarto álbum lançado em 2013, que é considerado por muitos uma compilação das ideias que deram certo nos outros discos. Além de Edu, o grupo é composto por Marcelo Barbosa (guitarra), Marcelo Moreira (bateria) e Raphael Dafras (baixo). [banda convidada]

Dynahead – No outono de 2004 o cerrado brasileiro viu o nascimento de uma conjunção musical única, do tipo que apenas a terra das misturas poderia criar. Determinado a romper barreiras, o Dynahead dá um passo adiante com seu terceiro álbum, a peça conceitual em duas partes “Chordata”. Mesclando fluentemente elementos que vão do Metal Extremo ao Jazz, o Dynahead quebra convenções ao unir técnica, bom gosto e agressividade sem cair em mero exagero ou clichê.

Conhecida por produzir todo o seu material, a banda permanece orgulhosamente distante de pressões comerciais e modas passageiras. Valorizando riqueza estética e dinâmica musical a banda conquistou uma reputação notável junto à crítica, rara até mesmo entre bandas de gravadora.

“Chordata” é um álbum conceitual em duas partes, um conto metafórico baseado na evolução biológica e da sociedade. Uma coleção de músicas de uma banda mais madura, musical e ousada do que nunca, “Chordata” mostra um conjunto único, pronto a desafiar seus ouvidos e a levá-los a lugares inexplorados da música alternativa. Formação: Caio Duarte (vocais), Diogo Mafra (guitarra), Pablo Vilela (guitarra) e Diego Teixeira (baixo) [selecionada por edital de convocação]

Bruto – Formado em 2004 na cidade do Gama-DF traz para a cena independente do rock nacional um som bruto com letras agressivas. A banda traz todas as suas músicas em português, onde as letras abordam questões sociais, políticas e anti-religião. O Bruto tem se apresentado em inúmeros festivais de metal pelo Brasil, dentre eles: Tattoo Rock Fest 2011 (GO), Bananada (GO), Porão Do Rock 2006/2011, ForCaos 2007/2010 (Fortaleza-CE), Rolla Pedra, Headbanger’s Attack, Pílulas Porão do Rock, Metal 0800 e festa dos 51 anos de Brasília.

Recentemente em setembro de 2011 o Bruto lanço seu 1° CD intitulado “Mundo Destruído” com um apanhado de músicas da trajetória da banda. Composta por Kbça (vocal), Sávio (batera), Rodrigo Silva (guitarra), Léo (guitarra) Henrique (Baixo) [selecionada por edital de convocação]

Rocan – Formada em julho de 2001 por um grupo de amigos, sendo três irmãos, que tinham a música correndo em suas veias, a banda foi se destacando ao se apresentar em diversos pontos da cidade, inclusive em escolas e faculdades. Fizeram vários shows fora de Brasília, onde a receptividade do público foi muito boa. Até que em setembro de 2009 foram convidados a tocar no Festival Porão do Rock, um dos maiores festivais de música independente do Brasil.

A banda lançou seu primeiro CD em 2012, com participações de Digão (Raimundos), Marceleza (Maskavo), e Baía (Tihuana). Um disco sem rabo-preso, sem tem papas na língua, direto, sem frescura, e com atitude verdadeiramente rock. Composto por Pedro (vocal), Morais (bateria), Dario (guitarra), Futrica(baixo) e Pirucão (DJ). [banda convidada]

Serviço:
ROCK SEM FRONTEIRAS com as bandas Rocan, Bruto, Dynahead e Almah.
Dia: 09/02/2014
Horário: 18h às 23h
Local: Espaço SESC Garagem da 913 sul
Ingressos: Entrada Franca
Capacidade: Sujeito à lotação

Horário dos shows:
17h – Chegada dos ônibus e abertura do portão
18h – Rocan
19h – Bruto
20h – Dynahead
21h – Almah

Informações: 3224-0299 ou www.rocksemfronteiras.com.br

Bandas escolhidas por meio de edital público que irão se apresentar nas próximas edições:

Quebra Queixo e Wile Ortros e os Cães.

Bandas escolhidas por votação no grupo do Movimento Brasília Capital do Rock no Facebook que irão se apresentar nas próximas edições:

Bando du Cerrado – Região 7 (Valparaíso) e Véia Tonha e os 22 no Doubt – Região 6 (Candangolândia)